Resenha: Princesa Mecânica (Cassandra Clare)

 Autor: Cassie Clare 
 Páginas:  430
 Editora: Galera Record
 Minha Avaliação: 5/5  ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (todos corações que existirem nesse mundo)
 Média do Skoob: 4.8/5
 Compare&Compre: aqui  


Sinopse: Continuação de Príncipe mecânico, “Princesa Mecânica” é ambientado no universo dos Caçadores de sombras, também explorado na série Os Instrumentos mortais, que chega agora ao cinema. Neste volume, o mistério sobre Tessa Gray e o Magistrado continua. Mas enquanto luta para descobrir mais sobre o próprio passado, a moça se envolve cada vez mais num triângulo amoroso que pode trazer consequências nefastas para ela, seu noivo, seu verdadeiro amor e os habitantes do Submundo.
Terminei de ler Princesa Mecânica ontem, e ia ontem mesmo escrever a resenha mas fui incapaz. Acho que nunca li um livro de fantasia tão lindo, tão intenso e que me fizesse chorar tanto. Eu realmente perdi meu coração em algumas dessas páginas e acho muito difícil eu conseguir reencontrá-lo.

Morrendo um pouco mais depressa por amor. E existem razões piores pelas quais morrer. 
Antes de começar essa resenha, quero dar algumas dicas para quem ainda não leu nenhum livro da Cassandra Clare! A primeira dica de todas é para quem pretende ler todos os livros dela. Meu conselho para essas pessoas é o seguinte : Leia em ordem de lançamento. Qual seria essa ordem? Cidade dos ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Anjo mecânico, Cidade dos Anjos caídos, Príncipe mecânico, Cidade das Almas perdidas e por último Princesa Mecânica. 


Ordem de leitura recomendada ;) 
Nossos corações precisam de um espelho, Tessa. Enxergamos o melhor de nós mesmos naqueles que nos amam. E existe uma beleza que só a brevidade oferece. Eu lhe daria tudo de mim. Eu lhe daria mais em duas semanas do que a maioria dos homens daria em uma vida. 
Os livro em si, não possuem nada que os deixem ligados de maneira que precise ler uma série para entender a outra só que, tem sempre um detalhezinho que é legal você perceber,  uma ligação minima que meio que aumenta a magia da leitura quando você liga uma coisa a outra. Se já for ler todos, porque não ler na sequência correta? Agora eu sei que tem muita gente que tem ou preguicinha, ou falta de tempo e encarar uma série tão longa (em meio a tantas outras) é algo complicado. Para essas pessoas eu aconselho  PEÇAS INFERNAIS : Anjo mecânico, Príncipe Mecânico e Princesa Mecânica, que são só 3 e dão uma surra em instrumentos mortais em praticamente TODOS os sentidos. Escrita? Cassandra Clare evoluiu extremamente, não dá para negar que peças infernais é muito mais bem escrito do que instrumentos mortais. Personagens? Nem vou falar sobre esses, são tão superiores que nem tenho o que falar e o romance? A carga emotiva? Ah! Cassandra Clare nos trás um mundo mágico e emocionante ambientado em plena Londres Vitoriana! Não tem como não amar... Mas tem uma coisa inferior, que é o vilão. Bem fraquinho. Mas com uma história tão lindo e com romances que tiram tanto nosso folego... nem faz falta!
Lembra-se do que eu falei para você naquele dia, na sala de estar? - disse. - Quero que você seja feliz, e ele também. No entanto, quando você atravessar a igreja para encontrá-lo e se unir a ele eternamente, estará pisando em uma trilha invisível dos cacos de meu coração, Tessa. Eu abriria mão da minha própria vida por qualquer um de vocês. Morreria pela felicidade dos dois. Achei que talvez, quando me disse que não em amava, que meus sentimentos fossem diminuir e atrofiar, mas isso não aconteceu. Eles crescem a cada dia. Eu a amo mais desesperadamente neste momento do que jamais o fiz, e daqui a uma hora a amarei ainda mais. É injusto lhe dizer isso, eu sei, quando você não pode fazer nada a respeito .- Respirou fundo e trêmulo. - Como você deve me odiar.  
Agora vamos falar do melhor encerramento de trilogia que eu já li. Admito que logo após terminar Príncipe Mecânico, há um tempinho, eu não resisti e peguei Princesa Mecânica em inglês mesmo e li todo final e o epilogo. Porque? Porque eu já tinha  umas teorias, por causa de uns detalhes mínimos de instrumentos mortais, e eu estava em época de provas. Não conseguia parar de pensar no final da trilogia. Resultado: Precisei ler para seguir minha vida normalmente rs, mas, mesmo já sabendo o final a emoção foi muito intensa eu desmoronei, literalmente.



PS: Se quer fugir de spoiler dos dois primeiros livros pare de ler agora. 

Ao terminar de ler Príncipe Mecânico temos as seguintes aflições : Tessa noiva do Jem (Jem que a cada dia que passa está mais perto da morte), Will finalmente "curado" da sua maldição se declarou para Tessa e descobriu que ela estava noiva do Jem (que é seu melhor amigo) e pediu que ela jamais falar sobre o amor que ele sentia, porque isso obviamente ia acabar com o Jem que é mais do que um irmão para ele. Tessa que antes teve seu coração destruído pelo Will (mesmo que ele não tenha feito isso com sua própria vontade), teve que dizer para o mesmo que não o amava, para poder libertá-lo do amor que sente por ela. Acontece que é impossível Will se libertar desse amor, que é tão forte quanto o amor que sente pelo Jem. Além de todo drama emocional desse triangulo amoroso formado por 3 pessoas que se amam acima de tudo (yep, não tem aquele lance de um cara puxando a garota de um lado e outro cara puxando do outro, não há ódio entre eles. Só amor) eles ainda não derrotaram Mortmain, o mesmo ainda tem sede de vingança e os caçadores de sombras não sabem onde ele está. Mas sabem que ele representa um perigo jamais enfrentado antes e principalmente, que ele precisa de Tessa para concluir seu plano. Não sabem o motivo, não sabem o porquê, mas sabem que Mortmain precisa dela. 
Haverá outras vidas. - Jem estendeu a mão, e, por um instante, se seguraram, como o dia do ritual de parabatai, quando se esticaram através de arcos de fogo idênticos para entrelaçarem os dedos.- O mundo é uma roda - falou.- Quando nos elevamos ou caímos, o fazemos juntos. 
Diante desse contexto você pensa, o que será do meu coração lendo a continuação? Não será nada, porque seu coração definitivamente vai deixar de existir. Todos preparativos para o casamento da Tessa com o Jem estão sendo realizados, inclusive o vestido. Só que enquanto experimentava o mesmo, tudo que já era tão delicado começou a desmoronar e a vida do Jem ta correndo mais risco agora do que nunca. Mortmain ainda não foi encontrado mas as suas ameaças continuam fortes. O que será que vai acontecer?
Não deu para ver na foto claramente, mas, eu nunca usei tanto post it na vida rs Marquei muuuitos quotes, foi bem complicado escolher uns para por aqui \o

Eu poderia contar mais sobre a história? Ah, bem que eu poderia. Acontece que cada página, cada detalhezinho revelado é mágico. Não é algo que você possa descrever e passar para ninguém o sentimento. Vocês precisam ler para entender o que eu to falando. Tessa é uma personagem que eu admiro acima de muitas outras, ela é super forte, super corajosa, altruísta ao extremo e geralmente quando uma personagem se apaixona por dois caras você fica irritado, pensa que agora tudo vai virar uma suruba louca ou mais um triangulo amoroso tedioso. Mas está tudo longe de ser isso. Você entende a personagem a cada momento, a cada escolha e só consegue pensar que seria impossível tudo que se passou no coração dela não ter acontecido. É algo que não dá para evitar.
Por toda minha vida, desde que vim para o Instituto, você foi o espelho da minha alma. Eu via em você minha bondade. Só em seus olhos encontrava a graça (...)
E o que falar da Amizade do Will e do Jem? Continua a coisa mais linda do mundo, mais profunda e mais sincera. Os personagens, não só os 3, mas todos são muito humanos. São movidos pelo amor, pela raiva, pela vingança, pelo desejo de poder como qualquer um de nós. A mistura disso tudo é uma história com todos os "ingredientes" necessários para emocionar qualquer pessoa, o jeito é ler com uma caixinha de lenços porque olha (...)



PS: Quem está evitando os spoilers pode ler a partir daqui. 

A resenha foi mais para dizer se a trilogia teve um final satisfatório ou não e, para direcionar quem ainda não leu nenhum livro da autora. Primeiro porque eu jamais seria capaz de resenhar, com todos elementos tradicionais de uma resenha, esse livro. Segundo porque eu reparei que muitos leitores do blog ainda não leram Peças infernais e por último, porque eu quero MESMO que vocês leiam essa trilogia!
Você me pergunta como eu, sendo imortal, sobrevivo a tantas mortes. Não existe nenhum grande segredo. Você suporta o que é insuportável, e segue. Só isso.  ps: Ah Magnus :( 
É muito evidente a evolução da Cassandra Clare ao decorrer da série instrumentos mortais, a cada livro a escrita dela fica muito melhor e, a partir de Cidade De Vidro ela fica impecável (na minha opinião). Como essa trilogia já começou após Cidade de Vidro, a autora já deu um inicio muito bom e o final! ah! O final!
Princesa Mecânica ganhou o titulo de livro mais lindo que eu já li e fez com que Peças Infernais se tornasse minha fantasia young adult preferida, sim superou Harry Potter no meu coração (Sorry J.K Rowling). Não é por questão de escrita, ou de genialidade. Acontece que nunca me senti tão dentro de um livro como me senti nesse, nunca pareceu que eu estava vivendo tanto a aflição e as emoções dos personagens e isso foi impactante na hora de eu pensar em um top 5 fantasias.


Sobre a edição, apesar de ser linda, continua tendo um defeito que eu chamo de Lombada dançante. Parece as lombadas dos livros da Cassandra Clare estão em uma micareta, ou sei lá, dançando frevo. Algo em que umas pessoas tão lá em cima pulando, outras lá em baixo e tudo é uma confusão visual porque olha... Nem vou falar nada. Observem vocês mesmos: 



É isso galera, espero que vocês tenham gostado da "resenha" e que leiam os livros da Cassie! Sei que muitos de vocês já estão lendo fantasias a séculos e estão meio enjoados mas, acreditem quando eu digo que Peças Infernais vale a pena!! :D

Como três pessoas que gostavam tanto umas das outras podiam se ferir tanto? (...) 





10 comentários:

  1. Ai, que resenha linda, moça. Nem vou falar mais nada porque eu me sinto exatamente do mesmo jeito Ç.Ç

    ResponderExcluir
  2. Ah, nem me fala! Realmente Cassandra se superou com Peças Infernais, mil vezes melhor que Instrumentos Mortais, que já era maravilhosa! Eu li esse livro em inglês a alguns meses, tamanho o meu desespero. Incrível. Me marcou de uma forma sensacional. Agora vou reler na edição brasileira e me emocionar mais uma vez! Ótima resenha! Ah, só uma coisinha: a cena que o capuz cai quase matou você do coração também? No bom sentido? Eu tava desesperada já, não conseguia me conformar, e aí aquilo me acontece. Acho que foi a primeira vez que chorei em um livro por me sentir feliz, sempre choro de tristeza...

    Ah flor, e me desculpe o sumiço viu? A vida tava complicada, prestando vestibular pra medicina, me matando de estudar. Mas valeu a pena, eu passei e agora tô de bobeira até o início do período em março, então voltarei a vir aqui todos os dias!

    Beijos,
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia ler em inglês também! Mas sou bem lerdinha lendo em inglês e eu tava cheia de prova. Não ia rolar, precisei só pegar os spoilers necessários para continuar a viver! hahahaha

      Excluir
  3. Gostei muito da sua resenha, só que eu não pude ler tudo porque eu não li nenhum deles e não gosto de spoiler u_u Eu to ansiosa pra ler logo Instrumentos Mortais mas acho que As Peças Infernais tem me chamado mais a atenção, então eu não sei por onde eu começo, se sigo a ordem de lançamento ou o meu coração hahahah


    Isso sem falar nessas capas lindas e brilhantes dessas edições, quero todas <3

    Comecei faz pouco tempo na esfera dos blogs literários e pode contar com uma nova seguidora e leitora assídua do seu blog lindo :3

    Beijos,
    http://theyoungcouture.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina então CORRA!! Peças infernais acho que você ainda consegue encontrar com brilho!
      Já instrumentos mortais tá meio complicado :(

      Excluir
  4. Oiiie!!!
    Nossa, essa série tem o que falar hein?
    Incrível resenha.
    Não tenho muito interesse em lê-lo agora, mas futuramente talvez eu dê uma chance!
    Beijos,
    Marcela
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha! Já até te disse que quero ler, o problema não é preguiça. É achar espaço entre os quase 200 livros que quero ler. :/

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esta autora nunca cansa, eu acho que ela sabe criar um universo tão fascinante e cheio de conflitos e emoções como nenhuma outra pessoa. Tomara que logo venham outras séries dela, essa aqui já vai deixar saudades.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oieeee, nossa, devo ser demente, pq não consigo querer ler essa série. Ela não me chama atenção. Parece ser muito bobinha, sei lá.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home