Resenha: Mago Aprendiz (Raymond E. Feist)

 Autor: Raymond E. Feist
 Páginas:  407
 Editora: Saída de Emergência 
 Minha Avaliação: 5/5  
 Média do Skoob: 4.4/5
 Compare&Compre: aqui
Sinopse: Na fronteira do Reino das Ilhas existe uma vila tranquila chamada Crydee. É lá que vive Pug, um órfão franzino que sonha ser um guerreiro destemido ao serviço do rei. Mas a vida dá voltas e Pug acaba se tornando aprendiz do misterioso mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para sempre. Com sua coragem, Pug conquista um lugar na corte e no coração de uma princesa, mas subitamente a paz do reino é desfeita por misteriosos inimigos que devastam cidade após cidade. Ele, então, é arrastado para o conflito e, sem saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terá de dominar os poderes inimagináveis de uma nova e estranha forma de magia… ou morrer. Mago é uma aventura sem igual, uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde conhecemos culturas exóticas, aprendemos a amar e descobrimos o verdadeiro valor da amizade. E, no fim, tudo será decidido na derradeira batalha entre as forças da Ordem e do Caos.
Repleto de elfos, anões, magia , batalhas e até dragões... Calma gente, não estou falando de Senhor dos Anéis, mas de uma obra que, apesar de não ser tão boa quanto (acho que mais por eu ser puxa saco do Tolkien do que qualquer coisa), chega muito, muito, muito  perto. A frase " Venha descobrir a obra-prima da fantasia épica" que tem na capa do livro não é em vão. Um clássico escrito pelo Raymond. E. Feist que, apesar de eu não entender porque demorou tanto para chegar no brasil, chegou para arrebatar todos os fãs de fantasia épica. Estou apaixonada.




A história (é história mesmo, não estória. Muita gente já me corrigiu a respeito disso por aí, mas não sabendo que eles que são os errados. Estória não passa de um neologismo nunca formalizado na norma culta brasileira. Podem verificar na internet.)  tem seu inicio focado no jovem órfão Pug, que é um serviçal no castelo do Duque de Crydee e espera ansiosamente o dia da "escolha". Nesse dia os jovens são escolhidos para sua função definitiva no reino. O problema é que nada ocorreu exatamente como esperava e ele acaba se vendo como aprendiz do mago Kulgan. Porém para seu amigo Tomas, tudo saiu como o esperado.


Os pais de Tomas tratam Pug como se fosse seu próprio filho, dessa forma Tomas e Pug são inseparáveis, são como irmãos. Ele é do tipo super engraçado e adorado por todos no castelo, por mim também. Depois do dia da escolha os dois estão super ocupados com suas respectivas funções, mas  nada muda entre a amizade deles, porém, infelizmente, tudo muda na vida. Por causa de um acontecimento, que não vou dizer qual é, Pug conquista não só uma posição na corte do Duque, como o coração da sua filha.
Eu compreendo, Pug. - Respirou fundo e demoradamente, acrescentando em  seguida em voz baixa: - Creio que é por isso que o amo. Você jamais seria falso com quem quer que fosse. Muito menos com você mesmo.
O problema é que a paz no reino se fora e agora eles se veem ameaçados por um povo desconhecido e, precisam unir os povos e os exércitos para poder defender suas terras e seu povo. Para isso precisam ir até os outros Duques, lideres e é claro, o rei. Sendo assim o Duque Borric, seu filho Arutha (♥♥♥), Kulgan, Pug e Tomas (junto a outras pessoas e guerreiros) saem em uma longa,longa, looonga jornada, que transformará completamente a vida deles e tudo que conhecem.


E eu não vou falar nada sobre essa jornada, nem sobre como as coisas acontecem porque não me sinto no direito de fazer isso. Mas vocês precisam saber : Os personagens são encantadores. Sabe quando você lê um livro e não sabe dizer de quem gostou mais? Então essa é a situação.

Pug e Tomas me conquistaram de cara, Tomas mais do que o Pug, a amizade deles é linda e eu sempre fico sensibilizada com essa coisa de menino órfão coisa e tal. Mas, apesar de todos do reino preferirem e amarem o filho mais velho do Duque Borric, meu queridinho mesmo é o mais novo Arutha, pela inteligência dele, pelo lance do sorriso sarcástico, do mistério e principalmente pela sabedoria e ousadia no que diz respeito a batalhas, ele foi o personagem que me fazia querer entrar no livro e pegar para mim.
- Só um não fará mal nenhum - disse ao espectro invisível de Tully, que sacudia a cabeça em sinal de desaprovação.
Voltou a colocar os livros restantes nas prateleiras, exceto o último volume, que também guardou no saco.
- Está bem - disse desafiadoramente -, dois!
Quanto a história, o autor foi feliz em todos os pontos. A questão dos personagens adoráveis eu já ressaltei então vamos falar sobre a criatividade sobre a narrativa. A forma como o Raymond nos conta essa história, a principio eu achei superficial, mas isso foi um grande erro. No começo é basicamente narrado sob ponto de vista do Pug e eu comecei a achar que o autor ia deixar muita coisa de fora, porém sempre que foi necessário ele mudou o ponto de vista para outro personagem e fez isso de uma maneira assustadoramente leve, sem pausas como acontecem em muitos outros livros.

Eu não esperava 99% dos acontecimentos, na verdade tirando um detalhe que eu previ, o resto foi totalmente inesperado. Depois que você já leu tantos livros e, sobretudo, tantos épicos as histórias começam a seguir um padrão, só que isso não se repetiu em Mago Mestre. Devorei da primeira a última página. Não vou negar que em alguns momentos fiquei revoltada porque não acontecia o que eu queria porém, se acontecesse, eu com certeza ia ficar decepcionada com o livro hahahaha

O final foi daqueles que te deixam de cabelo branco, estou me segurando para não ler o extra do final do livro, que é o começo de Mago Mestre, livro que dá sequência a Mago Aprendiz. Tem uma coisa que ta me deixando louca e uma coisa é certa : Não sei como vou sobreviver até ter a continuação em mãos. É um livro que eu indico para todas as pessoas, de todas as idades.


- É sábio saber o que se almeja e ainda mais sábio saber quando se alcança - comentou Dolgan. 

13 comentários:

  1. Ai Paula.. É a primeira resenha do livro que leio e agora quero ainda mais. Preciso dele! Espero ganhar em algum sorteio ou no Natal. [rs]

    P.S.: Também sempre achei estranho escreverem "estória". Minha professora do primário já tinha ensinado que era "História" quando real e "história" quando ficção.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aiai, faz tempo que estou namorando esse livro, daí tu me vem com essa resenha... u-u rsrs
    Quero muito ler <3 Pra já *-*beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Resenha ótima e de primeira mão rs, sim, a sua foi a primeira que li, o que me serviu para concluir que o próximo é ele ♥

    Gente, quem falou que é estória? rs já vi isto em vários blogs e resenhas, sempre usei HISTÓRIA porque sempre resenhei e aprendi assim, o neologismo é ** difícil viu rs, porque ninguém é tão fã de nossa língua mesmo...

    Adorei a resenha flor.
    Beijocas.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo diz muito bem sobre esse livro. Um dia desses eu leio, mas não estou tão animada assim.
    livros-e-nutella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O livro é grosso, a história é bacana e a capa é linda. O fato é que eu realmente não curto livros desse estilo, por isso não leria. Mas adorei a resenha, muito bem feita.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei da dica de livro
    Lembrei do meu amigo que gosta muito de livros assim

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Desde que vi lançado, estou morrendo por esse livro. Simplesmente amo livros nesse estilo e a capa e a sinopse me agradam tanto, que tenho que ter o quanto antes <3
    Esse mapa é perfeito.
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas parece ser muito bom. Não li O Senhor dos anéis, mas falam tãão bem dele, que tenho certeza de que Mago aprendiz é muuito bom.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nhé, não bem o meu estilo de livro...
    Beijos, E.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Paula! Um livro bem legal, eu fiquei encantada com Pug e seu jeito único de ser. Estou ansiosa pela continuação e torcendo para ele salvar-se e quem sabe ser feliz com certa princesa.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Eu já estava com vontade de ler esse livro, agora com esse "quase Tolkien" acho que serei obrigada a ler imediatamente! hahaha Vou ver se compro *-* (e o mapa é lindo ♥)
    Amei a resenha!

    Beijo :*
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Adorei sua resenha. Quero muito ler esse livro, apesar de não ser assim tããão fã dos livros desse gênero, mas fiquei curiosa a respeito dele e essa capa é tão linda. Espero poder ler logo :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  13. Me explica uma coisa: por que a capa desse livro é tão linda e maravilhosa e preciso dela na minha estante? haha É muito saber que o livro é quase tão bom quanto as obras do Tolkien, desde quando li a sinopse, fiquei encantada pela trama, adicionei imediatamente na minha lista de desejados e, infelizmente, até agora ele não saiu de lá! Adoro histórias épicas que envolvem magia, dragões, batalhas... Tem como um livro assim ser ruim? haha Adorei a resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home