Resenha: Liberta-me (Tahereh Mafi)

 Autor: Tahereh Mafi 
 Páginas:  444
 Editora: Novo Conceito
 Minha Avaliação: 5/5  ♥ 
 Média do Skoob: 4.5/5
 Compre: por 20,90 no site Broto Cultural (frete grátis!)


Sinopse: Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante.
Se não leu estilhaça-me pule para o último parágrafo dessa resenha ;)  
Liberta-me foi o livro dos "ohhh, ohhhhhhhh, ooooooooooooh :o " , na verdade o final de estilhaça-me + o conto destrua-me já me deixaram um pouco chocada, mas liberta-me foi de longe o mais surpreendente. Tahereh continua sua narrativa sob o ponto de vista da Juliette, imediatamente após o final de estilhaça-me e com uma parte especial (♥♥♥♥) de destrua-me. E a partir desse momento deixa meu coração cada vez mais estilhaçado a cada palavrinha narrada. Adam? Warner? Adam? Warner? (...)


Nada nesta vida jamais fará sentido pra mim, mas não posso deixar de tentar juntar o troco e esperar que seja suficiente para pagar por meus erros.
Adam é o tradicional cara épico das histórias de romances dos livros em geral, fofo, atencioso, carinhoso, conhece a garota desde novo, desde sempre apaixonado, corajoso e que "salvou" a amada no primeiro livro do "carinha malvado".  A questão é, e se o carinha malvado não for tão malvado assim? Acontece que descobrimos em destrua-me que ele não é. E se Juliette souber disso? Será que vai mudar alguma coisa? Muda.  E se ela descobrir que o tempo todo ele só achasse que estava a ajudando? Que ele a ama? Que ele na verdade não é o louco psicopata que nos foi apresentado no primeiro livro? Juliette pode ficar confusa. Eu fiquei. 

Não sei mais como odiá-lo. Embora eu queira. Quero mesmo e sei que deveria, mas não consigo.
Juliette está confusa, mas ela vive confusa então isso nem é novidade. Após fugirem do Warner, Adam e Juliette encontram um abrigo, onde pessoas com poderes especiais treinam para poder tomar o poder do Restabelecimento, esse lugar é chamado de Ponto ômega. Eles são recebidos pelo Castle, que é uma especie de líder e ajuda as pessoas com seus poderes, e é nessa estilo X-MEN que tudo começa .




O casal está tentando se adaptar a nova realidade de vida deles, só que nem tudo são flores... na verdade está mais para espinhos. A questão do Adam poder tocar a Juliette também é um poder, afinal se ninguém pode encostar nela ele se diferencia em alguma coisa. Warner também. E é quando ele está descobrindo mais sobre si mesmo que todo drama recomeça, Juliette  novamente se culpa por tudo e não mais se sente bem no Ponto Ômega. Não posso negar, essa parte foi bem chata. Não pelo Adam, ele sempre foi apaixonado por ela, tá passando por uma situação bem complicada, mas pela Juliette, que não ajuda em nada, na verdade ela só atrapalha com toda dramatização.

De alguma forma, que não vou contar qual  ,Warner ressurge na vida dos dois. Juliette se vê obrigada a passar vários momentos com o cara que ela pensa que odeia, e começa a refletir se o sentimento que sente por ele é realmente ódio.
Quero ser o amigo por quem você se apaixona perdidamente. O que você aceita nos seus braços e na sua cama e no mundo privado que mantém preso em sua cabeça. Quero ser esse tipo de amigo.
Apesar de todos sentimentos intensos e do triangulo amoroso complicado, não foi o romance que teve destaque para mim no livro. O pai do Warner chegou mostrando o que é realmente ser sangue frio e ser um vilão. O cara não tem amor por nada e por ninguém, tudo que ele pensa é sobre poder, e, definitivamente, não será um rival fácil para o pessoal do Ponto Ômega. Outras coisas que me deixaram chocadíssima foram algumas descobertas feitas pelo Adam e pelo Warner. E eu não vou falar mais nada.



Apesar de amar os personagens, e de ter achado a Juliette muito forte inicialmente eu não posso negar que uma coisa me deixou decepcionada : Juliette não evoluiu. Quando você pensa que dessa vez ela vai amadurecer, que vai parar de se culpar ...ela começa tudo de novo. É bastante impactante, porque se você parar para comparar com os outros personagens que mudaram drasticamente, vai perceber que logo a protagonista permanece na mesmice.

Amizade não é uma coisa que eu já vivenciei. Nem como criança, nem agora.
Eu acho que estou mais confusa do que a própria Juliette. Não sei o que esperar do terceiro livro, não sei como a "revolução" vai acontecer e não sei com quem a Juliette vai ficar (apesar de ter um palpite que não sei se me agrada ou se me deixa com raiva). A única coisa que eu sei é que eu não quero o Adam sofrendo porque isso acaba comigo hahahaha. Na verdade acho que todos os 3 já ultrapassaram a dose de sofrimento que uma pessoa deveria ter durante uma vida, e , sendo assim, nenhum deles deveria sofrer mais. Isso acaba comigo. Eu tenho medo desse terceiro livro.  Para quem gosta de distopias, eu super recomendo. Sou apaixonada e sem dúvida alguma Estilhaça-me é minha segunda distopia preferida, mesmo com os dramas da Juliette o livro é sensacional.


15 comentários:

  1. Eu li esse livro a pouco tempo me surpreendeu, bem melhor que estilhaça-me na minha opinião! []
    http://pantera-selvagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. oie Paula
    gente, eu sou a única fã E.T que ainda não leu esse livro. Acho que fiquei tão destruída de amor pelo Warner depois daquele conto, que tive medo de ler esse livro e me apaixonar novamente pelo Adam e ficar na dúvida cruel junto com a Juliette.
    Preciso ler esse livro urgentemente.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha acho muito dificil quem já é apaixonada pelo Warner ficar em dúvida.
      Eu sou pelo Adam porque morro de amores por ele desde o começo, mas quem já tinha suas dúvidas com certeza prefere o warner. Quanto mais agora com ele sendo perfeito.

      Excluir
  3. Eu ainda não li Estilhaça-me, por isso só dei uma olhadinha na sua resenha. Mesmo assim, estou bem ansiosa para ler, a maioria dos comentários sobre o livro são positivos. Eu sou muito fã de distopias, por isso acho que vou gostar bastante desta série.
    Adorei os quotes.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Fiquei louca pela continuação, essa série é simplesmente fantástica, maravilhoso e envolvente. Só me incomodou um pouco a falta de criatividade da capa, pois se a segunda é assim, da onde vão tirar uma terceira seguindo o mesmo padrão? E para quem prestar bastante atenção na capa, tem a imagem do Adam e do Warner em dois pedaços de vidro ;)

    ~* Boas festas ;)
    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho essa capa RIDÍCULA huahuauauhauhauhaua
      Nem comentei sobre isso na resenha porque quando começo a por defeito nela me animo muito hahahahaha

      Excluir
  5. Oiê... adorei a sua resenha e a sua sinceridade sobre o que achou do livro... Eu amo essa saga demais e amo a escrita de Tahereh, Certo Julliet não evoluiu e se lamentou no livro inteiro, mas acho que ela ainda é muito machucada e precisa de tempo para melhorar, espero que isso aconteça pelo menos um pouco no ultimo livro... Esse triângulo me deixou muito nervosa e ansiosa e sinceramente estou como vc tudo pode acontecer no terceiro livro, chego a tremer só de pensar rsrsrsrs. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum livro desta série, mas eu gosto da série pela resenhas que li.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    este livro eu gostei mais do que o primeiro de série, mas ainda sim classifico a série como razoável rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito começar a ler esta trilogia, ainda não li Estilhaça-me. Acho a premissa bem bacana e vou confessar que não li essa resenha por medo de spoilers!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Paula,
    tudo bem?
    Ainda não consegui ler essa triologia e nem o conto que saiu. Essa distopia chamou minha atenção, gostei da historia, dos personagens, mas realmente deve ser muito irritante a postura da Juliette. Quem sabe no próximo ela finalmente amadurece.
    Dica excelente, já está na minha lista.
    Beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Quando li Estilhaça-me fiquei morrendo de curiosidade para ler Liberta-me, e ainda estou...rsrs'. Sempre me esqueço de comprá-lo quando vejo as promoções do submarino, acredite.
    Liberta-me está na minha listinha (listoona) de desejados urgentes, quem sabe assim vai...
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu ri da parte que a "Juliette vive confusa" e isso é verdade! hehe Ela me irritou um pouquinho por isso, mas eu relevei e agora estou morrendo de curiosidade para ler "Liberta-Me"! É uma pena que ela não tenha evoluído no livro, confesso que fiquei um pouco decepcionada quando li isso, mas a empolgação aqui não diminuiu! Eu adorei a resenha!!!
    Ah, sobre a dúvida: Adam ou Warner, a minha resposta é e sempre será: Warneeeeeeeeeer <3 haha Êita amor que eu tenho por ele viu, surtado ou não <3 Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Fico cada vez mais louca pra ler essa série. Preciso dos livros!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ah flor, realmente esse livro traz as emoções a flor da pele! A revelação do Adam/Warner não me chocou não, na verdade achei muito clichê e até um pouco previsível, e não curti. Queria que a autora tivesse tomado um rumo diferente. Juliette tava mesmo chata com tanto drama, e Warner ganhou meu coração de vez. Não que eu não goste do Adam, mas eu amo o Warner. Sacou? haha

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home