Resenha: Estilhaça-me (Tahereh Mafi)

 Autor: Tahereh Mafi 
 Páginas:  302
 Editora: Novo Conceito
 Minha Avaliação: 5/5  ♥ 
 Média do Skoob: 4.3/5
 Compre: por 20,90 no site Broto Cultural (frete grátis!)
Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Estilhaça-me é minha terceira distopia preferida, entre tantas que eu li. A Tahereh Mafi me surpreendeu muito nessa. Já tem um tempo que eu li e devia ter resenhado antes mas, acabei deixando para depois e bem eu queria fazer uma sequência de resenhas : Estilhaça-me, destrua-me e liberta-me e agora que tenho liberta-me físico isso será possível (gosto de postar as fotos).




Juliette é uma jovem bem incomum e, com um passado bastante tristeComplicado. Quando Juliette toca alguém a pessoa sente uma dor desesperadora e, pode até chegar a morte. Isso já aconteceu. Ela já matou uma pessoa sem querer. Desde esse acontecimento ela é mantida presa,sozinha e completamente esquecida, até pelos seus familiares. Após contados 264 dias, alguém é colocado junto a ela, o que a deixa completamente desesperada e com medo, medo de machucar letalmente outra pessoa. Uma pessoa que ela se lembra, que ela conhece.  O nome dele é Adam.
A Lua é uma companheira correta.  Ela nunca se vai. Está sempre lá, observando, constante, reconhecendo-nos em nossos momentos de luz e escuridão, em constante transformação, assim como nós. Todos os dias uma versão diferente dela mesma. Às vezes fraca e lívida, noutras forte e cheia de luz. A Lua compreende o significado de ser humano.  Inconstante. Solitária. Esburacada de imperfeições.
Eu não vou entrar em detalhes de como as coisas irão acontecer e de como os personagens vão se envolver mas, vou falar um pouquinho sobre cada um deles. Adam é tipo o cara dos contos de fadas, super fofinho, super carinhoso, banca o herói, faz o que acredita ser certo, luta por amor...se arrisca por amor. Não posso negar, achei ele extremamente doce e nesse primeiro livro ele foi meu preferido disparado.


E então surge na história ninguém mais ninguém menos do que o Warner, queridinho de todas as garotas que gostam da trilogia ( e de alguns garotos também hahaha). Nesse primeiro livro eu achei ele completamente psicopata. Louco. Assustador. Diferente do Adam, que é apenas um soldado, um cara sem muitos recursos, Warner é poderoso, uma sombra do poder que seu pai tem mas, ainda assim, poderoso. E eu não consigo bem entender os sentimentos e desejos dele inicialmente, na verdade eu só fui entender mesmo esse personagem em destrua-me, mas isso é história para outra resenha.
Passei minha vida dobrada entre as páginas dos livros. Na ausência de relacionamentos humanos, criei laços com as personagens de papel. Vivi amor e perda por meio das histórias enredadas na história; experimentei a adolescência por associação. Meu mundo é uma teia entrelaçada de palavras, amarrando membro a membro, osso a tendão, pensamentos e imagens todos juntos. Sou um ser composto de letras, uma personagem criada por frases, um produto da imaginação fabricado por meio da ficção.
Em meio um mundo devastado e controlado pelo restabelecimento ( que prometem um futuro melhor, que enchendo os cidadãos de esperança e falsas propostas) esses 3 se envolvem. Muita coisa é descoberta, sentimentos intensos se instalam no coração de cada um deles e nos proporcionam uma leitura de tirar o folego.


Li esse livro sem parar. Freneticamente. Não conseguia interromper a leitura nem para comer.  Eu vi bastante gente reclamando da escrita da Tahereh Mafi mas, não consigo ver o motivo. Achei super original, adorei a mania das frases riscadas marcando os conflitos na cabeça da Juliette, o que ela queria falar e o que ela realmente fala, isso deu uma dinâmica bacana .  A forma como ela mesma faz perguntas e responde, tentando verificar a sua sanidade foi outra coisa que eu gostei bastante, vejam só ela passou a infância inteira afastada das pessoas e depois foi presa sozinha, não tinha como ela não estar perturbada de alguma forma, na verdade ela ficar louca era o esperado. Mas ela não ficou.


O final do livro é daqueles que te deixam super curiosa e te faz querer correr para a continuação. Foi exatamente o que eu fiz! Para fãs de distopias é super recomendado... Acho que para quem gosta de romance e um pouquinho de drama também. :D

É quase impossível superar a gravidade quando ninguém está disposto a lhe dar a mão.



10 comentários:

  1. Ai, acho essa capa muito linda, eu até gostei da segunda, mas á do primeiro livro é bem melhor! Tenho muita vontade de ler este livro! Amei as fotos e a resenha!
    Beijocas!
    Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Eu adorei estilhaça-me, mesmo a Juliet sendo chata em alguns momentos.
    Quero muito ler Liberta-me, ah! Leu Destrua-me? é ótimo também (=

    Beijos
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina já li Destrua-me sim, a resenha já está até pronta para postar hahahaa

      Excluir
  3. Sou doida pra ler Estilhaça-Me, Paula! Mas pelo que você disse e o que li em outros lugares, acho melhor eu esperar o último livro e maratonar.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que li esse livro, nem sei se quando ler o segundo vou lembrar de algo. haha
    mas sei que amei ele. *-*
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie Paula =)

    Ah!! Eu gosto tanto dessa série, mas não consigo suportar a Juliette XD
    Meu Deus como ela é chata!!!!! Warner é muito ♥

    Quero logo o terceiro livro rs...

    Beijos e um bom final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Amei esse livro quando o li!!! Quero muuito ler Liberta-me, mas sempre acabo comprando outros livros...rsrs'
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amiga, essa é uma das minhas distopias favoritas também! É tão incrível! Eu também era Team Adam nesse primeiro livro, apesar de também ter amado o Warner. Não como mocinho ou par amoroso, mas como vilão. Mas como você disse, depois de Destrua-me não tem pra ninguém, ele virou meu favorito mor.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A capa é linda!
    Sou doida para ler essa série, mas acho q vou esperar para poder ler todos de uma vez!
    Parabéns pela resenha!
    beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acho essa capa linda, mas por algum motivo não identificado não é um livro que eu pense, nossa pre ci so ler. Talvez daqui mais um tempo, quando a série estiver completa e minha fila de leitura estiver menor, eu me arrisque a ler.
    Contudo, gostei bastante da tua resenha, é engraçado que parece que tu fica louca para contar tudo o que acontece, mas se segura para não dar spoiler. É bacana quando a resenha passa o sentimento de quem lê.

    Parabéns!
    Beijocas :*
    @pirulitolimao | http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home