Resenha: A corte do Ar (Stephen Hunt)

 Autor: Stephen Hunt
 Páginas:  537
 Editora: Saída de Emergência 
 Minha Avaliação: 5/5  
 Média do Skoob: 4.2/5
 Compare&Compre: aqui
Sinopse: Nesse aventura repleta de drama e ação, Molly carrega em seu sangue um segredo que a torna alvo de inimigos do Estado. Já Oliver é acusado de assassinato e precisa fugir para salvar sua vida. Logo, os dois se juntam para lutar contra um antigo poder que parecia derrotado havia milênios.
A corte do ar é o primeiro livro da série Jackelian, do autor Stephen Hunt, publicado em 2007 chegou só agora para nós brasileiros, através da editora Saída de Emergência. Preciso dizer : Obrigado . Antes de começar essa resenha eu preciso definir o livro em uma palavra: Genial. Stephen Hunt é conhecido, principalmente, por escrever o gênero Steampunk, e esse livro possibilitou que isso acontecesse. Mas que gênero é esse? Segundo a Wikipedia
:
Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor.


Acontece que A corte do Ar não é no passado. É no futuro, depois de vários milênios, depois do ciclo de idades de gelo e asteroides terem apagado traços da nossa atual existência. A principio eu fiquei bem confusa, admito que eu tinha que parar e ler novamente, não porque a narrativa é ruim mas, porque tem muito detalhe, muita coisa para entender e você leva um tempo para absorver tudo.

Com todas as mudanças que ocorreram no planeta é claro que,  as placas tectônicas também se movimentariam e consequentemente a disposição e localização dos países iria se alterar. Sendo assim o autor criou vários países e esses países tem uma relação com o que conhecemos hoje. Eu fiquei super animada quando fiquei sabendo sobre o livro e vi "Londres Vitoriana" na descrição, quando comecei a ler fiquei procurando Londres, Londres e não achei. Acontece que Londres Vitoriana na verdade nesse novo mundo se chama Chacália  e os países, agora vizinhos, também possuem outros nomes. Nesse novo mundo completamente criativo ainda temos elementos de fantasia, política  e claro, tecnologia. Claro que você imagina que vai ter bastante tecnologia por se tratar de futuro mas, não se esqueçam : Tudo que conhecemos foi destruído, não pensem que vão encontrar elementos tradicionais futuristas. Esse mundo é completamente estranho, pelo menos para nós.
- Mas e o amor? - Perguntou Molly.
- Essa é a maior mentira de todas - retorquiu Fairborn. -  Um comichão biológico que avisa que chegou a hora dde começar a fazer pequeninas cópias de você. Além de enfraquecer o seu corpo, devasta a sua beleza. Acredite no que digo a você, Molly, se alguma vez houve um príncipe encantado à nossa espera em um cavalo, deve ter se perdido em alguma parte do caminho. O amor é como a gripe de inverno : desaparece gradualmente depois da estação.  O melhor é você aprender a dominá-lo, embrulhá-lo, etiquetá-lo e com um preço começar a construir um futuro para você com ele. 
Tudo começa em Chacália, após uma sucessão de acontecimentos desastrosos relacionados aos dois jovens centrais da história : Oliver e Molly. Oliver, é um jovem diferente dos demais e por causa disso ele não pode ir para muito longe de onde vive com seu tio, tendo que mostrar que está presente semanalmente na "policia" local, tudo muda drasticamente e ele se vê tendo que fugir pelo mundo, porque todos acham que ele cometeu um crime muito grave. Um crime que na verdade foi armado. Enquanto isso em outro lugar, Molly Templar também se vê fugindo mas, para salvar sua própria vida. De repente assassinos contratados querem matá-la ou captura-la. A cabeça de Molly tem um preço, um alto preço. Uma menina órfã, que nunca conheceu a família, que vivia em um orfanado, porque será que a queriam  morta? Isso é algo que que demoramos um pouco para descobrir e é claro, eu não vou contar :p


No meio da aventura que é são as vidas de Molly e Oliver, várias situações politicas e organizações se envolvem, na verdade tudo está relacionado de alguma forma. A corte do Ar, é uma organização secreta que mantem sua base acima das nuvens, policiando e vigiando a situação politica do reino; ainda temos a casa dos guardiões, que é o parlamento dos chacalianos; os igualitaristas, que é o partido parlamentar e para complicar a situação de vez temos a comunidade da partilha comum, que é basicamente a parte comunista. Esses comunistas vivem na cidade de Quatértuno, que é separada de Chacália por um Muro, chamado Muro Maldito, que é mágico e bem complicado de ser derrubado.
- Mas você teve outra opção Mollly corpo-macio - disse o homem-vapor. - Seguiu o seu caminho e manteve-se fiel a ele. Não existe coragem maior do que essa. A maquina-mágica nos mostrou algumas imagens de um mundo no qual não há esse valor e era um lugar escuro, frio, silencioso e terrível. Por vezes, o destino da Terra depende de ações cotidianas de indivíduos comuns. 
O que esperar de tudo isso? Disputa politica, guerra causada por desejo de poder e muita confusão (e morte). E agora vem a parte difícil, dizer o porquê de eu ter gostado tanto desse livro. Acho que porque é diferente de tudo que eu já li. A criatividade do autor é evidente e a sua narrativa é super detalhada e em terceira pessoa, nós sabemos tudo que está ocorrendo em todos os lugares dessa Europa alternativa e ficamos desesperados para o momento em que tudo vai se juntar.

A força dos dois personagens principais também é algo destacável. Mesmo com todos os acontecimentos eles não piram e não ficam se fazendo de coitados, eles simplesmente seguem em frente e fazem o que precisa ser feito. Claro que eles em algum momento falam que desejavam a vida que tinham antes, afinal são humanos mas, sabem que não é possível e precisam continuar, fugir, sobreviver.


A leitura, tenho que admitir, foi bem lenta. Como eu disse logo no começo da resenha, eu tinha que ficar relendo bastante coisa para entender. Meu stress por causa da faculdade também não ajudou muito nisso. Agora uma coisa que vale ressaltar é o capricho da editora com a diagramação do livro, eu fiquei completamente encantada desde quando ele chegou aqui em casa e, as vezes, enquanto estava lendo parava só para admirar a capa. Vocês podem ver nas fotos, que é detalhada por fora e por dentro. Livro publicado por editora nacional de longe mais lindo de toda a estante. Leiam! Realmente vale a pena :D

Para finalizar, namorem os detalhes da edição :











20 comentários:

  1. Oi, Paula! Tudo bem?
    O livro parece mesmo genial *.*
    Eu nunca li steampunk, mas parece um gênero (ou sub) muito bacana. Adoro essa ideia que os livros que se encaixam no steampunk oferecem.
    Fiquei feliz e curioso quando a Saída de Emergência anunciou o lançamento.
    Anotado aqui pra próximas leituras. :)

    abs,
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Paula, preciso desse livro! E não é por falta do que ler. Adorei tudo o que você disse, e tá lindo mesmo.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é sensacional, sério ele pode está com preço meio salgadinho... Mas é porque a edição é SENSACIONAL! Sem dúvida deve ter dado muito trabalho! Apaixonante haha

      Excluir
  3. Que livro lindo!!Adorei as novidades dessa editora nova. Preciso muito ler, adoro esse tipo de história. <3
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula! A história é mesmo bem diferente, achei legal esta mudança de nomes de lugares, é mesmo um cenário inovador e pelo visto cheio de aventura. Que bom que os protagonistas são cheios de energia e não ficam reclamando, vão a luta. A edição é linda.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito curiosa quanto o que você escreveu.
    Confesso que pela capa não escolheria ele numa livraria.
    Mas agora tudo mudou.

    Uma pena que eu não posso comprar livros agora, mas se pudesse, esse já estaria no meu carrinho. :)

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Litros de baba que saiu da minha boca ao ver essa capa MA-RA-VI-LHO-SA!

    Estou encantada!!!! (sim, muitas exclamações pra mostrar o quanto me apaixonei por ela) Também adorei a história, apesar de normalmente eu não ligar muito para distopias.

    Já está mais do que adicionado na lista de próximas leituras!

    Beijos e parabéns pela resenha, ficou mesmo bem legal e sem spoilers ;)

    www.ummetroemeiodelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Amiga, eu vou parar de ler suas resenhas... Sempre saio do blog com uma lista de desejados maior! Não complique minha vida! Haha enfim, o livro parece mesmo genial, é bem meu estilo e a capa é linda maravilhosa. Tô boba com o capricho que vi pelas fotos, o trabalho ficou sensacional mesmo!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A diagramação do livro é realmente linda
    Mas quando a leitura é cansativa e não se desenrola com facilidade eu logo me desencanto

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não achei cansativa.
      Não é um livro de engolir, você precisa entender.
      Mas não chega a ser cansativo

      Excluir
  9. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas parece ser muito bom.
    Casando com a capa...rsrsrs'
    Fui dar uma olhadinha nos preços desse livro... ô vida dificil, carinho hem? rsrs' esperando pacientemente (nem tanto) o submarino colocar A corte do ar nas promoções..
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que livro lindo!! Preciso dele urgente. Não conhecia o livro, com certeza mais um pra minha enorme fila de livros para comprar. Beeijos

    ResponderExcluir
  11. Olá! este livro me interessou muito! Estou vendo ótimos livros desta editora e neste eu vou investir! Que história fantástica. Adorei sua resenha!

    Beijos

    Greice

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina...
      COMPRE MESMO! HAHAH
      É sensacional, não sei se gostei mais da história ou da capa... acho que o conjunto completo né? Adorei dms haha

      Excluir
  12. Pelo visto esse livro é realmente diferente de tudo o que tem sido publicado por aí. A sinopse não parece cumprir a tarefa de descrever tudo o que há no livro. Se dependesse somente dela, eu provavelmente não me interessaria em lê-lo.
    Abraços!
    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ei, Paula! Tudo bem?
    Primeiro eu tenho que dizer que esse livro é um dos mais bonitos que eu já na vida *-* Babei muito quando o vi em uma livraria hehe Segundo que steampunk é um dos meus gêneros favoritos para tudo, livros, filmes, séries, HQ's... Impossível não encontrar uma história boa baseada nesses moldes! Sobre o livro, desde quando anunciaram o lançamento dele por aqui, "A Corte do Ar" foi parar na minha lista de desejados... Não sei quando irei lê-lo, mas tenho certeza de que irei gostar muito! Adorei a resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tinha lido nenhum livro do gênero mas confesso que me apaixonei também Jéssica!
      Também tenho certeza de que você irá gostar! :p

      Excluir
  14. Temos duas coisas em comum: o amor pelos livros e o nome, também sou Paula! O livro que você falou parece ser muito bom e achei a capa muito bonita.
    Estou seguindo o blog, poderia retribuir? Sou nova por aqui.

    Beijos
    www.omundomitico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. A capa desse livro é muito linda! Ainda não li, mas já um dos próximos na lista, que bom saber que história vale mesmo a pena. Parabéns pela resenha, é a primeira vez que entro no seu blog e adorei a resenha.
    Beijos, se puder visite
    http://www.sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home