Resenha: Pluvia (Erica Azevedo)

 Autor: Erica Azevedo
 Páginas:  279
 Editora: Novo Século
 Minha Avaliação: 5/5  
 Média do Skoob: 4.5/5
 Compare&Compre: aqui  
Sinopse: Ana cresceu empenhada em suas histórias fantásticas, mas nunca teve oportunidade de se aventurar por elas. Abandonou-as ainda na adolescência, enxergando que a realidade é dura demais para tais voos inocentes. Mas, em meio a uma viagem a um vilarejo desconhecido no sul do Brasil, ela tem a oportunidade de enveredar por um mundo totalmente novo, quando, em meio à chuva do fim de tarde, observa as gotas se transformarem em pessoas iguais a ela. Sentindo o fogo que a preenchia na infância se reacender com a curiosidade, Ana vai atrás deles e se depara com um pedido de ajuda e a descoberta de um novo mundo: Pluvia. Mas o que essas pessoas realmente escondem? E qual o segredo por trás dos profundos olhos azuis do estranho senhor da mercearia? E o que de tão terrível está assustando os pluvianos a ponto de fazê-los pedirem ajuda a uma menina indefesa? Essas respostas serão desvendadas e muitas outras perguntas surgirão no decorrer da leitura de Pluvia. O primeiro livro da série “Os Mundos” traz um misto de aventura, romance e diversão para os leitores de literatura fantástica e que, como Ana, possuem sede por conhecer outros mundos. 

Essa resenha não era eu(Paula) quem ia fazer, não ia ser eu quem ia receber o livro... mas aos últimos 5 segundos da prorrogação a fofa da Erica foi aos correios e conseguiu mudar o endereço de entrega, que antes era o da outra dona que saiu. Uma loucura! hahaha Mas como há males que vem para o bem, tenho que admitir que fiquei feliz com tudo isso, porque amei o livro. Tipo muito mesmo, acho que vou ter até um pouco de dificuldade em falar sobre ele, mas vamos lá! 



Nem vou explicar o porque do adesivo de passarinho ali, porque acho que todo mundo vai entender. 


Ana é uma adolescente normal para os padrões atuais, tem pai e  mãe ausentes porque trabalham muito, vai para a escola, se sente sozinha e presa no apartamento onde mora e como todos nós fica louca para viajar e sumir de casa quando chega as férias. Acontece que da última vez que viajou, junto de sua amiga, aconteceu algo bem desagradável que tirou toda a confiança que os pais tinham nela . Sendo assim, nessas férias Ana não vai viajar... bem não vai viajar com a amiga, porque os pais resolveram viajar para um chalézinho em um lugar completamente desconhecido.  

Às vezes, precisamos seguir todos os caminhos disponíveis para encontrar a direção certa. Devemos sempr estar dispostos a aprender e nos surpreender com outras coisas. Por isso que independente do caminho que vá seguir, aqui vocês aprendem tudo sobre todas as áreas. É importante ter conhecimento amplo. E é isso que nós, mestres dispomos para vocês. 
Ana já esperava que fosse mais uma viajem como as de sempre, em que ela ia continuar sozinha com seus livros (da mesma forma que fica em casa) porque seus pais iam dá um jeito de trabalhar de qualquer maneira. Ana nunca esteve tão errada. Algo super inusitado acontece e ela vai acabar em um lugar que nem imaginava que poderia existir, se você leu a sinopse sabe o que foi esse algo... se não leu, mate a curiosidade lendo o livro :p Enfim!

Esse mundo recém descoberto por Ana se chama Pluvia e, apesar de seus habitantes, de maneira geral, serem bastante poderosos precisam de sua ajuda. Sim, da humana sem poder algum. Então, para se adaptar ao lugar e se preparar para ajudar os Pluvianos, ela começa a ter uma série de treinamentos, acontece que o responsável por esses treinamentos é justamente o cara que parece ter uma raiva super especial por ela: Aléxi. E aí você começa a ficar extremamente curioso na leitura, por vários motivos : Porque Aléxi é tão chato? Porque ele odeia a Ana? Porque os pluvianos precisam da ajuda dela? O que ela tem que fazer? Além do Aléxi e da Ana a Erica nos apresenta vários outros, um deles é o adorável Julian <3  que é um fofo, super engraçadinho, e não teve tanto destaque no livro quanto achei que teria. Uns vão se envolver mais intensamente nessa primeira parte da história, outros nem tanto.



Eu já falei que amei o livro né? Pois é, eu já esperava que fosse bom pelas resenhas que tinha lido por aí mas não esperava que fosse tanto. A autora me surpreendeu bastante com algumas coisas, principalmente com o final. Não esperava que a Ana fosse fazer o que fez com os pais e nem com ela mesma. Também não esperava que o final me deixasse tão curiosa para o próximo livro.


Quando algo terrível acontece em um lugar, deixa marcas e, muitas vezes, elas são tão profundas que nem a natureza é capaz de restaurar seu próprio equilíbrio.

Ana é uma personagem bem curiosa e bem forte, ela é capaz de lidar com todas as situações sem fazer praticamente drama algum e toma decisões pensando no que acha correto, não sendo nenhum pouco egoísta. Até quando ela achou que deveria voltar para casa e, realmente chegou a falar que voltaria, mudou de ideia e ficou para ajudar as pessoas. A chatice do Aléxi é completamente justificada ao decorrer da história, também é um personagem forte, só que como passou por muita coisa acabou se tornando um tanto fechado. Acabei gostando dele, mas eu ainda prefiro o Julian, hahaha.



A narrativa é bem simples e em terceira pessoa, é cheia de diálogos e isso faz com que a leitura se torne muito rápida, muito fácil de ser entendida e super agradável, claro que ter vários personagens amorzinhos também ajuda nesse fato. Super recomendo o livro, história 5 estrelas e ainda tem uma capa super linda! Que a Erica consiga publicar logo o próximo, porque eu to curiosa aqui \o


Os laços mais singelos nascem nas circunstâncias mais inesperadas. 



14 comentários:

  1. Já tive a oportunidade de ler Pluvia e gostei muito.
    Adorei o blog. Seguindo, claro!
    Beijos,
    Isabelle
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
  2. Já li outras resenhas de Pluvia, e parece adorável mesmo. Quero ver se leio também. ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aaaah Paula, você era a pessoa destina a recebê-lo. Entrou em contato comigo, esperou um bom tempo eu enviar o exemplar (desculpas por isso) e me contou tudo que o que tinha acontecido. Tive o maior prazer de voltar nos correios para mudar o endereço.
    Fico muito feliz que tenha gostado da história!
    E acho que você vai gostar de saber que o Julian terá uma participação bem maior no segundo livro.
    Obrigada pela resenha e pelo apoio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA) SÉRIO?
      ESTOU MAIS ANSIOSA AINDA AGORA!!!
      Louca para ter um pouco mais dessa coisa fofa <3
      Que nada, eu que te agradeço pelo livro, pela paciência e principalmente por ter escrito esse amorzinho de livro *-*

      Excluir
  4. Adoro descobrir novos escritores nacionais. Só vi elogios sobre esse livro, que ótimo que também foi surpreendente pra você!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  5. Tá aí um livro que eu tenho mesmo muita vontade de ler desde que foi lançado, esta capa é muito bonita e as resenhas positivas me incentivam ainda mais.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie Paula =)

    Já li algumas resenhas desse livro e todas foram bastante positivas.
    A única coisa que me desanimou um pouco é o fato der ser uma série, e ultimamente eu estar preferindo livros únicos.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Menina, essa resenha me deixou super curiosa pra ler esse livro.
    Já li algumas resenhas dele e espero poder le-lo em breve.
    Amei sua resenha viu, foi bastante clara pra mim. :D

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Segunda resenha que leio do livro e fico curiosa para saber mais sobre ele. Como é um livro de série, acredito que vou esperar os lançamentos dos outros livros.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Aline, vou ter que concordar com você... depois desse final malvado da Erica. HAUHAHUA
      Mas não deixe de ler!!

      Excluir
  9. Que livro lindo! E é nacional ainda. Fiquei curiosíssimo pra ler.
    Abraço,
    www.livroserabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo mesmo Vinícius! Compre, não vai se arrepender. Garanto! haha

      Excluir
  10. Olá,
    Que legal esse livro. Não o conhecia, mas o achei bem interessante.
    A capa está bem fofinha.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ola
    Nossa, eu gostei muito da sinopse de Pluvia, estou agora mesmo, fazendo uma lista de prioridades, são tantos livros, esse parece ser muitoo bom, ótima resenha!!

    Att. Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home