Resenha : O Inimigo do Deus - As Crônicas de Artur (Bernard Cornwell)

 Autor: Bernard Cornwell
 Páginas:  513
 Editora: Record
 Minha Avaliação: 5/5  ♥♥♥♥ 
 Média do Skoob: 4.7/5
 Compare&Compre: aqui 
Sinopse: Este é o segundo volume que retrata a partir de novos fatos e descobertas arqueológicas o maior de todos os heróis como um poderoso guerreiro que luta para manter unida Britânia, no século V, após a saída dos romanos. A Britânia está pronta expulsar de uma vez os invasores saxões. Mas se por um lado o país está unificado politicamente, por outro a luta entre as religiões ancestrais e o cristianismo divide o povo. Diante da propagação da nova fé, Merlin empreende uma busca pelo caldeirão sagrado - objeto mágico poderoso, capaz de trazer de volta os antigos deuses e aniquilar os saxões e os cristãos. Ao longo desta jornada, ele é acompanhado pelo guerreiro Derfel em sua peregrinação por lugares distantes e perigosos, onde vivem aventuras inesquecíveis.




Nós somos o que somos, e não o que fomos um dia. 
O inimigo do Deus é o segundo volume da trilogia As crônicas de Artur, dando sequência ao Rei do Inverno que foi resenhado aqui no blog! (clique e confira). Sendo assim essa resenha provavelmente vai ter spoiler do primeiro livro, apesar de admitir que qualquer spoiler que eu der vai ser insignificante em relação ao quão incrível é essa história.
(...) E considere a verdade de que algumas vezes precisamos pagar um pequeno preço em troca de uma grande paz.
Artur finalmente conseguiu unir todos os reinos da Britânia, e acima de tudo : Conseguiu mante-lo fiel ao Rei Mordred, para quem não leu o primeiro livro e está lendo essa resenha ao invés de evitar spoiler (que coisa feia u.u ) saibam : Segundo Cornwell Artur nunca foi rei, ele era um filho bastardoincrível do rei Uther e quando esse faleceu, deixando apenas seu neto Mordred recém nascido como herdeiro fez com que Artur jurasse que manteria o reino unido até que o verdadeiro rei pudesse assumir seu trono. E Artur cumpriu esse juramento, mantendo o povo da Britânia unido politicamente e até então sem grandes problemas com os saxões.
Escolha seus inimigos com mais sabedoria do que escolhe os amigos. 
O problema é que, eles não estavam unidos na religião. Artur nunca foi um homem que acreditou em Deuses, ele (assim como eu hahaha) acredita é na espada. Porém a religião rege os homens. Sempre foi assim na história, Deuses gregos, Romanos, Egípcios, Britânicos... o Deus único. E na britânia não era diferente. Cada vez mais o cristianismo se instalava na região, e como é comum dessa religião... eles não aceitavam os povos que cultuavam outros deuses! Os pagãos por sua vez, não impediam que os cristãos fossem fiéis ao deus da cruz, porém começaram a entrar em conflito com eles porque não aceitavam outro Deus, queriam uma Britânia completamente cristã. Artur é claro deixava que resolvessem seus conflitos religiosos entre si, só que ele não imaginava o quanto isso ia influenciar na guerra... não sabia que isso ia quase causar sua morte.
Artur realmente tentou mudar o mundo e seu instrumento foi o amor.
Merlin, diferente de Artur, é completamente fiel aos deuses e acredita que se juntar os tesouros da Britânia, que supostamente foram presentes dados pelos deuses , ele conseguirá trazer o poder completo dos deuses de volta . Enquanto Merlin se concentra em restaurar o poder dos deuses os cristãos tentam algo muito mais ousado : Tirar Artur do poder. Eles consideram Artur um inimigo do seu Deus, e que ele jamais voltará se Artur continuar no poder. Sim eles acreditaram que o Deus voltaria por volta dos anos 500, 5 anos depois... algo assim ( Tem um tempinho que eu li, me deem um desconto </3). Dessa forma realizam um golpe que... Bem eu não vou falar sobre o golpe, mas saibam ele é realmente é um choque e veio de onde Artur menos esperava. Bem, de onde ELE menos esperava ... porque eu mesma já esperava a muito tempo. Eu disse para o Artur ser mais espero, mas ele não quis me escutar... Isso que dá confiar nas pessoas!
Juramentos! Vocês, homens, se escondem por trás de juramentos como os serviçais se escondem atrás da estupidez, mas no momento em que um juramento fica inconveniente o esquecem logo. 
Aliás é nesse momento que começo minha opinião sobre o livro. Artur é genial em batalha, é honrado, tenta manter o máximo de juramentos que faz... mas tem uma coisa nele que me irrita muito! A confiança nas pessoas, ele confia mais do que é necessário. Para mim ele devia simplesmente matar os inimigos, mas não ele gosta de ficar dando segundas chances e isso sempre acaba com ele futuramente. Eu realmente precisava desabafar essa opinião sobre ele em algum lugar.
Mas Nimue estava certa. O caldeirão não estava perdido, e ela, como Merlin, estavam apenas esperando o horror.
Sobre a história tenho que dizer, é genial. O Bernard pega trechinhos de histórias que sobraram dos registros escassos da idade das trevas e transforma isso em uma fantasia fantástica que ninguém(que aprecia o gênero) em seu juízo perfeito põe defeito. O livro nos trás muitas surpresas que sempre que são reveladas e como são reveladas, nos fazer ficar de queixo caído. O jeito que o autor administra os reinos e faz com que os personagens jogue entre si, nos faz entrar em algo como se fosse um super jogo de xadrez com  adversários igualmente competentes e nunca sabemos quem vai dá o xeque mate. É uma história que não nos deixa em falta com nenhum elemento, tem muita politica, religião, traição, amizade e amor. E claro, o meu preferido : "porradeiro"! 
- Você conhecia essa dureza em Artur? - perguntou-me suavemente.
- Não.
- Ele é tudo o que existe entre nós e o horror. Como poderia não ser duro? 
Provavelmente essa resenha ficou bem ruim, eu tenho uma dificuldade imensa de falar desses livros. Me vejo falando e falando e sempre acho que não falei nada importante, mas é que o livro é todo em si importante, cheio de reviravolta... uma hora uma pessoa é inimigo, não demora muito vira aliado e vice e versa. Você pensa sobre tudo que acontece e sua mente dá bug! Impossível expressar o quão é incrível com palavras, por isso digo se você gosta de Senhor dos Anéis, Crônicas de gelo e fogo e similares... corram e comprem os livros do Bernard Cornwell, que definitivamente é meu atual autor preferido. Livros de fantasia épica, com um certo toque cultural e histórico... cara tem até sobre Tristan e Isolda nesse livro ♥. Simplesmente irresistível <3 Sem contar que as edições são lindas, valem a pena ter na estante! As lombadas desses livros se destacam hahahaha!

- Acredito mais na humanidade do que em qualquer Deus - Disse Artur. 
Eu tirei várias fotos para vocês verem como o livro é super bem trabalhado! Realmente espero que vocês leiam... e quem já leu, falem comigo o que acharam, por favor! Preciso de alguém para conversar sobre esses livros! hahahaha





E os detalhes nas orelhas do livro? ♥♥ 








17 comentários:

  1. Ai que lindo, sou louca por essa trilogia, quero tanto ler...Estou lendo (terminei o primeiro) "As Brumas de Avalon" que é a versão feminina das histórias, conhece? Super Recomendo viu!


    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula! Falei que ia ler a resenha mas li por causa dos Spoilers rsrs
    Mas eu já sou apaixonada por Cornwell e tenho certeza de que quando ler a série vou adorar. Sempre fico babando por esse livro nas livrarias, é lindo e a diagramação é perfeita.
    Me disseram que de todos os livros sobre o Rei Arthur que essa série é a melhor.
    Estou lendo as Crônicas Saxônicas e se essa série for só um terço das Crônicas Saxônicas já vai ser incrível. :)

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee =)
    que bom que gostou do livro a ponto da resenha ficar grande e mesmo assim não ter ficado satisfeita com ela, isso acontece comigo também, rs, apesar da sua resenha positiva e tudo o mais, não me vejo lendo esse livro, sou uma pessoa medrosa por demais até na leitura!
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  4. São tantos livros e sagas sobre o Rei Arthur que fico sem sem saber quais não posso deixar de ler de jeito nenhum. Mas essa entrou pra minha lista desde que li sua resenha de O Rei do Inverno. ^^

    Sei como é difícil escrever sobre um livro que gostamos muito. Também fico achando que nunca falei o que é realmente importante. Mas a sua resenha ficou ótima. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie :)

    Eu estou louco para ler logo essa série, preciso que alguém a compre para mim pois a minha lista de desejos já é grande demais, que capa perfeita <3

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O livro é lindo mesmo. *-*
    Sabe que nunca li nada do autor? :/
    Mas a premissa me interessou bastante. Quero ler essa série, agora que li coisas do Arthur me interessei bastante por outros livros. xD
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Bem grosso o livro ein rs
    Sua resenha não ficou ruim não e falou coisas muito boas, afinal, não sou muito fã do gênero mas despertou minha curiosidade pela resenha.
    Não conhecia o autor, não chamou atenção mas sua resenha que me deixou com curiosidade para ler e agora tem mais para lista o/

    Beijos
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada do autor, mas pretendo ler. E quero começar com essa serie. Gostei das fotos.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Primeiro de tudo: o blog mudou de nome?! O.o

    Segundo: que diagramação é essa? Meu jesuuuus amado. E essa lombada? Morrida!

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Flor, quando vi que era um segundo volume eu parei de ler. Mas dei uma olhada na resenha do primeiro e nas notas dadas e já me convenci de ler. Já ouvi falar muito do autor!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Que interessante que o livro conta a história do rei Arthur. Gostaria de ler.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee, tudo bem?

    diante de uma resenha tão positiva como a sua, só me resta ficar com vontade de ler tambem! Mas confesso que não curti a capa, achei muita informação, muito poluída.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie Paula =)

    Não li nada desse autor ainda, mas sempre vejo muitos elogios a narrativa dele. Espero ter oportunidade de ler alguma coisa do autor em breve.

    Ótima resenha!

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ps: Vi seu e-mail, mas ainda não tive tempo de responder. Amanhã dou uma resposta sem falta =D

    ResponderExcluir
  14. Lembro de ter lido nada do autor.
    Mas acho que não faz muito meu gênero..rs Apesar de bater certa curiosidade..rs

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto de histórias do Rei Arthur, e dizem que este autor é um dos melhores para falar deste tema, ainda não li nada dele, mas vejo muitos elogios e os pontos que você ressaltou na resenha são bem interessantes.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Li por cima a resenha porque ainda não li o primeiro, mas parece ser um livro bem bacana de ser lido e que acrescenta bastante, principalmente por ser escrito pelo Cornwell :D
    a capa de veneno é muito babável, né?
    Fui até pesquisar pra comprar hehehehe
    Um beijo
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Sua resenha não ficou ruim nada. O negócio é que eu não leio esse gênero e nunca sei o que dizer sobre esse tipo de livro (risos).
    Mas uma coisa eu digo: as capas da Record são muito bem boladas!

    Beijo!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home