Resenha: O Chamado do Cuco (Robert Galbraith)


 Autor: Robert Galbraith 
 Páginas:  447
 Editora: Rocco
 Minha Avaliação: 3.5/
 Média do Skoob: 4.4/5
 Compare&Compre: aqui  

Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.  Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.  Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.
Robert Galbraith era um autor "novo", "desconhecido" e de repente a bomba veio em cima de todos fãs de Harry Potter quando vazou a informação que na verdade Robert Galbraith é pseudônimo da J.K Rowling, dizem que a bomba surpreendeu a própria autora, porque ela queria ficar escondidinha, coisa e tal. Mas, honestamente, eu acho que foi tudo uma bela jogada de marketing que acabou dando muito certo. Aposto que eu não teria comprado o livro se não soubesse de quem se tratava. Eu ainda não li Morte Súbita (apesar de estar aqui guardadinho a um bom tempo) por um motivo em especial, que eu vou falar na parte de opinião da resenha... esse motivo, infelizmente, também existiu nessa nova obra adulta da autora.
A antipatia dela para com Strike parecia ter evaporado. Ele não estava surpreso; conheceu esse fenômeno muitas vezes. As pessoas gostam de falar; havia poucas exceções; a questão era como conseguir que falassem.
Robert Galbraith nos leva para dentro do mundo da moda, das drogas e das tragédias familiares, ingredientes perfeitos para originar casos de assassinatos e intrigas . Por esses últimos motivos somos apresentados ao detetive Cormoran Strike, que apesar de ser a pessoa que vai tentar resolver todos os mistérios e intrigas, está longe de ser a com a vida mais estável. Os dramas na vida do Strike começam desde o inicio da sua existência, ele é filho de um cara muito famoso com uma groupie, não sei se vocês sabem que significa exatamente ser uma groupie... mas eu defino como pessoas sem amor próprio, que ficam atrás de famosos com a intenção de dormir com eles. Sendo assim , Strike nasceu de um relacionamento fora de um casamento e não teve nenhuma das vantagens de ser filho de um cara famoso e rico. Depois de alguns acontecimentos foi parar na guerra, voltou por causa de um ferimento (que não vou dizer qual é) e como se isso tudo não fosse o suficiente, teve um grande problema também na sua vida amorosa.


Tudo realmente começa quando Robin, uma mulher de 25 anos, é encaminhada para trabalhar temporariamente com Strike. Ela desde criança gostava de investigações, de mistérios e ficou super animada quando viu o lugar onde ia trabalhar. Strike não ficou muito feliz em recebe-la naquele momento, porém os dois ao decorrer da história acabam se tornando uma boa dupla, coisa que eu já imaginava. Robin percebe que Strike não está tendo semanas muito movimentadas em seu trabalho, não está tendo muitos casos para investigar... mas tudo isso muda quando ele é contratado para investigar a morte de uma modelo muito famosa que ocorreu 3 meses antes. A modelo em questão é Lula Landry, que tinha problemas psicológicos e muitos traumas de infância. Depois de uma investigação muito bem executada, por causa de toda pressão da imprensa, a policia chegou a conclusão  de que ela teria se matado. Seu irmão não concorda com isso, sendo assim contratou Strike para descobrir a verdade. A partir desse momento Strike começa a investigar nos mínimos detalhes em que a policia possa talvez não ter visto nada de errado (...)
Provar, resolver, atrair, proteger: estas eram coisas de se fazer; importantes e fascinantes. Robin sabia que Matthew a considerava um tanto infantil e ingênua por pensar assim, mas ela não podia evitar.
Acho que todo mundo concorda que esse era um dos livros mais esperados do ano, a partir do momento que todos descobriram quem realmente era a autora por trás de O chamado do cuco o mundo literário ficou bastante agitado. Eu era uma dessas pessoas que esperava um livro 5 estrelas e coraçãozinho de favorito, mas isso não aconteceu. É um romance policial clássico e não é o meu gênero preferido, mas eu já li alguns do tipo que favoritei sem pensar duas vezes. Por isso acho que não foi a questão do gênero que me desagradou.



A narrativa é muito bem construída e os diálogos são até agradáveis de ser acompanhados, com exceção daqueles em que xingamentos eram muito frequentes. Vejam só, não estou fazendo a puritana que não gosta de xingamentos ou algo do tipo, na verdade eu xingo bastante. A questão é que eu achei meio desnecessário o excesso e as ocasiões em que eles ocorriam. Me falaram que em Morte Súbita isso acontece, e em frequência muito superior. Não sei, será que a J.K Rowling acha que livro adulto tem que ser livro xingado? Talvez ache, ou talvez a tendência é continuar a diminuir. Espero que continue e, que ela nos próximos livros só use quando for justificável. Afinal realmente existem momentos na vida em que só um p*** e um c****** é que expressão nossas emoções de maneira correta.
A  decisão de minutos antes, de tratá-la com um froideur (frieza, indiferença) profissional, agora parecia não só desnecessária, mas indelicada. Robin tinha mais tato que qualquer mulher que ele conhecera. 
Outra coisa que me incomodou foram os dramas, todo mundo ali com uma carga emocional muito forte, que pareciam nos querer pensar " Ah coitadinho, isso e aquilo aconteceu ", " A coitada da Lula, dá para entender o que (...) " e na verdade até funcionou até um certo ponto, depois começou a ficar meio repetitivo e cansativo e já não acrescentava algo bacana a história.

Apesar desses pontos negativos, de uma forma geral, eu recomendo a leitura. A forma como toda investigação ocorreu (apesar de lenta) foi muito agradável e estimulante. Você fica curioso para saber quem realmente foi o responsável pelo assassinato, se realmente aconteceu o assassinato... analisando cada prova minima - já que não pode ter nada muito claro, se não a policia teria descoberto na investigação inicial - e atirando para todos os lados, pensando em quem poderia ser. Eu chutei uns 4 suspeitos, admito que um deles era o certo no final de tudo, porém não sabia os motivos e fiquei bem surpresa com umas coisas no final.
- Acha que ele seria capaz de matá-la?
- Claro que acho - disse Somé com desdém - Claro que seria. Todos nós temos aqui dentro, em algum lugar, a capacidade de matar, então porque Duffield seria uma exceção? (...)
Além da investigação ser bacana de acompanhar, também é legal a forma como os personagens e amigos da Lula interagiam. O ódio que um sentia pelo o outro, a inveja e o que isso causa na nossa cabeça, nos faz pensar em um culpado novo a cada vez que um deles é interrogado.

O livro é narrado em terceira pessoa,  no passado e sob ponto de vista da Robin e do Strike. A edição da Rocco, como vi alguém dizendo no grupo no facebook em que participo, está linda e parece ser um pedido de desculpas pela edição triste de Harry Potter. A edição em capa dura é azulzinha por dentro, enfim tudo muito bem feito. É um livro que vale a pena ter na estante, estou curiosa por uma continuação, poderá ser muito bacana acompanhar o desenvolvimento dos personagens e a parceria entre o Robin e o Strike.










23 comentários:

  1. eu comecei a ler esse livro agora mesmo, ainda estou no começo, mas uma coisa ficou bem clara é J.K. que está escrevendo, a maneira de escrever é exatamente igual a de Harry Potter, se eu não soubesse que o Robert é um pseudonimo dela eu iria achar que ele é um grande fã da autora kkk. E sim Morte Subita tem bastante palavrão, mas em nenhum momento é desnecessário, e mesmo não terminado de ler o Chamado Cuco ainda tenho certeza que a carga emocional não supera a dos personagens de Morte Subita, lá tem personagens que se auto- mutilam por causa de bullying até estupro, mas enfim, uma duvida, a sua edição tbm veio com as margens tortas ou só o meu veio assim? A edição é super bonita, mas ta me incomodando um pouco ver a "caixa de texto" inclinada :S
    Adorei a resenha, e espero gostar desse livro tanto quanto gostei de Morte Subita

    Abraços, Erick
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Erick, eu não tive esse problema com a questão da caixa de texto inclinada não! A não ser que eu não tenha percebido, mas foi uma "tortice" bem visível?

      Excluir
  2. Lembro do reboliço que foi esta descoberta sobre o pseudônimo da JK.
    Acho a capa e o título perfeitos e só isso me faria comprar kkkkk.
    Gostei da resenha porque expôs os pontos positivos e negativos.
    Leria sem dúvida alguma e adora saber se concordaria ou não contigo rs.
    http://www.viciodiario.com/

    ResponderExcluir
  3. Achei bem interessante o livro.. não tinha visto resenha ainda :)

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu tenho que comprar ainda! Quero ver se compro na Black Friday, em capa dura é claro. ^^

    Li Morte Súbita há poucas semanas, e os palavrões realmente incomodam muito. Triste saber que J K repetiu o feito, embora em menor quantidade. Também espero que vá diminuindo.

    Adorei a resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Há, já sei que não vou gostar u.u não que eu seja puritana também, mas palavrões em demasia em qualquer enredo me tira do sério... fica parecendo que o autor quis mostrar algo mais dramático e eu só vejo a palavra chula e desnecessária :P Odeio mesmo! Tem livros que deixam de ganhar mais estrelas comigo só por conta dos palavrões em excesso.
    Depois desse desabafo hahaha eu não sei se leria o livro :/ não tenho admiração pela autora na escrita (Desde HP, admito e admiro sua importância para muitos jovens, mas pra mim como escritora é algo que não me cativou ainda), não sei se compraria o livro sabe? Leio pouco o gênero e já fiquei com o pé atrás hahaha mas foi ótimo conhecer mais dele.

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Essa capa é linda, qualquer foto fica perfeita.
    Não sabia que era da J.K Rowling. Adoro romances policiais, mas não tenho paciência para investigações lentas e que vão se arrastando pelo livro.


    Beijos!
    Livros e Tsurus

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que show. Adoro romances policiais, ainda não li nada da JK pós HP e estou bem curiosa! A capa é linda tambem,.
    boa semana
    ;*

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  8. Primeira resenha que leio desse livro, mas confesso que esse não é um gênero que me agrada muito. =/
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
  9. Por incrível que pareça eu não estava com vontade de ler esse livro, acho que o povo surtou demais quando descobriu quem era a autora por detrás do pseudônimo. Esse tipo de coisa e desanima, até porque 90% das pessoas que compram o livro é mais por conta da autora que pela história em si. Mas adorei a resenha primeira que vejo desse livro.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Paula, estou com mais vontade de ler este livro do que Morte Súbita, acho que é pelo fato de ser voltado para o mistério, no sentido investigativo, gosto de livros assim.
    Beijos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  11. Gente, comprei o de capa dura também! Já vi resenhas dizendo a mesma coisa que na sua, não é lá tudo isso, então nem estou criando muita expectativa...

    Até porque acredito que todo mundo joga expectativas DEMAIS nesses outros dois livros da Rowling, ficam esperando que seja mais um Harry Potter da vida (não estou dizendo que é o seu caso!) sendo que Harry Potter pe Harry Potter não tem como nascer outro assim! Eu sei, pouco fanática hahaha


    Beijoos
    www.ummetroemeiodelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Harry Potter eu li, nossa eu cresci lendo. Eu realmente duvido que se pegasse para ler hoje em dia, diante de tantas outras obras fantásticas, Harry Potter teria tanta preferência. É aquela questão né, cresci com isso... se tornou épico.
      Mas eu reconheço que a escrita da Rowling não é lá uma das mais geniais do mundo, e nem espero que seja tão bom quanto Harry Potter, que eu ame tanto quanto amo Harry Potter porque bem, amo fantasia... romance policial nem tanto. Mas né, realmente tem lados negativos que me incomodaram

      Excluir
  12. Oie :)

    Eu curto bastante livros policiais e tenho certeza de que irei adorar O Chamado do Cuco. Essa capa me encanta. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de romances policiais e estou bem ansiosa para ganhar esse livro no amigo oculto...kkkkk
    Gostei da capa escolhida pela editora também.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga!

    Nossa, eu ainda não tinha lido resenhas desse livro, apenas posts informativos, e não sabia que a vida do Strike era essa merda toda não (olha eu com os xingamentos haha). Enfim, concordo com você que era tudo uma grande jogada de marketing, e que muito palavrão é totalmente desnecessário... Mas apesar de tudo, e de ter um receio imenso de não gostar, eu quero ler. Afinal, como deixar de lado uma obra da diva Rowling?

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu amo romances policiais e já li críticas ótimas sobre esse livro. Estou louca louca louca para ler. Adorei a resenha.
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Eu não senti esses pontos negativos não... Achei tudo muito bem construído e todas as palavras bem colocadas no texto. Gostei do livro como um todo... Foi ótimo ler a sua resenha e ver um ponto de vista diferente do meu!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  17. Oiii!
    Eu estou MUITO curiosa por esse livro. Comprei ele e chegou na quinta, só que não em capa dura, pois não gosto =( Comprei em brochura mesmo hehehe.
    Enfim, adoro policial. Estou ansiosa, e essa com certeza será minha próxima leitura!
    Pena que não foi de todo um agrado a você :(

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  18. Oi linda! Gostei muito de sua resenha, conhecia o livro mas eu devia estar em coma, é a primeira vez que escuto falarem que é da JK Rowling kkkkkk apesar dos pontos negativos, ainda estou curiosa com a leitra, espero gostar, é um tema que me agrada bastante
    um abraço!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com.br
    www.punkystore.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GEEEENTE??? QUE QUE PLANETA VOCê ESTAVA VIVENDO? hauhauauahaahuaa
      foi maior loucura quando divulgaram isso!

      Excluir
    2. hhuAHUAHUAUhUAhuAhuAhAHua Eu estava em um hiatus literário, meio que não vendo nada, não lendo nada
      Agora que estou voltando a rotina ahahahaha
      um abraço!
      Pan
      http://pansmind.blogspot.com.br
      http://www.youtube.com/user/pansmind

      Excluir
  19. Oi Paula,
    tudo bem?
    Quando vi que fez a resenha desse livro, vim correndo ler. Como todos, estava com altas expectativas, já que sou fã de Harry Potter. Confesso que fiquei decepcionada com a história. Já tinha lido comentários negativos de Morte Súbita, acho que a autora deveria continuar escrevendo livros no estilo do Harry, em time que está ganhando não se mexe.
    Uma pena mesmo.
    beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home