Resenha: O Azarão (Markus Zusak)

 Autor: Markus Zusak
 Páginas:  175
 Editora: Bertrand
 Minha Avaliação: 1.5/
 Média do Skoob: 3.4/5
 Compare&Compre: aqui  
Sinopse: Antes de tornar-se mundialmente conhecido, Markus Zusak escreveu uma trilogia de sucesso que somente agora está sendo publicada no Brasil. O primeiro título chama-se O Azarão. Fãs de A menina que roubava livros não podem deixar de ler os romances que inciaram a carreira estelar desse autor. Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta a história de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos, perdido na vida e que vive às turras com a família. Trabalha com o pai encanador e sua mãe está sempre brigando com os filhos, na pequena casa onde todos moram juntos. Steve é o mais velho e mais bem-sucedido. Sarah é a segunda, e está sempre dando uns amassos com o namorado. Rube é o terceiro e o mais próximo de Cameron. Os dois, além de boxeadores amadores, vivem armando esquemas para roubar lojas e outros locais do tipo. Contudo, os planos nunca saem do papel. Uma história sobre a vida e sobre as lições que dela podem ser tiradas. Um romance de formação que exibe um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida. - "Tento ser humano em minha escrita. Comecei a escrever porque era o caminho natural. Durante o ensino médio eu era muito introvertido. Sempre tinha histórias na cabeça. Então comecei a escrevê-las." - Markus Zusak

Quando você lê um livro profundo, emocionante e bem escrito como A menina que roubava livros passa a ser um pouco mais exigente com qualquer livro que ler depois, se esse livro for do mesmo autor então!!! Exigência muito maior. Mas então como você sabe que esse foi um dos primeiros livro do autor ( se não me engano o primeiro, escrito em 1999), você releva certo? Eu tentei, juro que tentei.


Cameron Wolfe, é um garoto de 15 anos normal. Mesmo que ele se chame de delinquente, e que acabe consigo mesmo eu não consigo enxergar tanto problema realmente nele. É um garoto de 15 anos normal, que gosta de aprontar como qualquer outro. Ele tem 3 irmãos, Ruben o irmão mais próximo dele, Steve irmão mais velho e a Sarah que também é mais velha do que ele. Seu pai é um encanador, sua mãe é aquela quem "manda na casa" e fica com vergonha das atitudes dos filhos Ruben e Cameron em várias vezes (algumas delas, honestamente sem motivo honestamente).

Foi aí que decidi que precisava decidir uma coisa.  Precisava decidir o que ia fazer e o que ia ser. Estava de pé ali, esperando que alguém fizesse alguma coisa, até perceber que a pessoa que eu estava esperando era eu mesmo.
Ruben assim como Cameron gosta de aprontar, aliás, Ruben gosta muito mais do que o Cameron e sempre o convence a tentar aprontar alguma coisa. Porque eu digo tentar? Porque eles só tentam e não aprontam nada de grave, vivem dizendo que vão roubar um lugar ou outro e nunca conseguem fazer isso. Garotos pensando garotices, mas no final das contas o que realmente fazem é implicar um com o outro, bater um no outro, jogar futebol no quintal e a mãe faz uma tempestade em copo d'água por causa disso. Sinceramente? Não entendo.


Então o Cameron decide que quer dar um jeito na vida dele, em geral garotos começam a amadurecer mais cedo ou mais tarde. Pensando nisso ele pede ao pai para deixar ir trabalhar com ele, começa a melhorar sua conduta ( com Ruben perturbando para aprontar e ele como irmão mais novo acaba seguindo) e então ele conhece uma garota, fica apaixonado por ela... pensa nela o tempo todo, reza por ela... quer melhorar por ela! Tudo normal, tudo absolutamente normal (...)

Acontece que é tudo mais normal do que deveria, fiquei esperando alguma coisa realmente acontecer no livro todo e nada aconteceu. Tudo bem, Cameron amadureceu um pouco, até o Ruben tomou um jeito.... mas pela parte atrás do livro que diz :
Cameron Wolfe é um garoto incorrigível. Ele mesmo sabe disso. Seu irmão, Rube, também sabe, porque é outro. Eles são capazes de mudar, mas o que seria necessário para isso acontecer?
Me fez esperar que a) Eles realmente aprontavam horrores e causavam problemas para várias pessoas, b) Ia acontecer algo muito marcante na vida deles e c) Por isso eles iriam mudar. Aconteceu realmente, mas nada marcante... então o no final das contas a expressão no meu rosto era uma interrogação imensa. *????*. O livro tem continuação, se não me engano o titulo é Bom de Briga e já foi lançado, e admito que só quero ler  porque estou esperando algo acontecer até agora.
A palavra ‘talvez’ já estava começando a me irritar, porque a única coisa certa era que ‘talvez’ me acompanhasse para sempre. Talvez a garota tivesse algo dentro dela pra mim.
O história é narrada em primeira pessoa, pelo Cameron é bem fluida, bem superficial, o que justifica as poucas páginas. Ou seja, um livro para ler em 2 horas no máximo. Ao final de cada capitulo, que geralmente tem duração de um dia, o Cameron compartilha conosco o sonho que teve a noite. Mais uma parte normal da vida das pessoas, ter sonhos, pesadelos... ou talvez uma parte especial que não entendi a função, talvez eu realmente não tenha entendido a função, o objetivo... O livro, ou talvez eu esteja velha para ele. O que é mais provável! Afinal é  tudo mais simples do que estou acostumada. Mas vamos ver o que vai acontecer com os personagens no próximo livro, que pretendo ler em breve rs 
Era uma pessoa confusa, desesperada e ansiosa, andando por aí para que alguma coisa me fizesse sentir bem. 



14 comentários:

  1. Gostei da resenha ^^ e adorei a capa do livro !
    Post novo amor,vem ver?http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/2013/11/tpm-de-ofertas-capa-de-soco-inges.html
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  2. Estou com medo de ler e não gostar, porque como você disse, depois de A Menina que Roubava Livros as expectativas são muitas, rsrs... De qualquer forma já está na lista, vamos ver quando terei coragem. Gostei das suas colocações!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. O bom de ler os primeiros livros do autor é pode perceber a evolução dele, como ele foi se desenrolando, mas as vezes é frustrante perceber que o autor não era essa coca-cola toda. Mas, ainda assim fiquei com uma pontada de vontade de ler esse livro, morro de amores pelo Markus, mesmo ele antes de sua maturidade merece uma lidinha néh?!?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão nem é não ser aquela Coca cola toda. Mas, não acontece nada no livro HUAHUA

      Excluir
  4. Ahhhhhhhhhhhh Markus Suzak, eu queroooooooooooooooo!!
    Amo esse autor!

    Mas sinceramente fiquei assustada com a sua avaliação, e a do skoob. :O
    Mas se é o primeiro mesmo, tudo bem, todo mundo não é muito experiente no começo.
    Né? Relevemos. rs

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br



    ResponderExcluir
  5. Parece ser um bom livro
    E os quotes deixaram a resenha bem mais interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li nada desse autor, mas tenho curiosidade em ler os livros dessa série.
    Acho que todos os autores passam por essa fase em que você lê e não reconhece a escrita do autor nas páginas.
    Gosto da capa desse livro!
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bem, eu li A Menina que Roubava Livros e Eu Sou o Mensageiro e simplesmente AMEI os dois, o autor tornou-se então um dos meus queirdinhos, nunca mais li nada dele, mas quero muito e este livro será o próximo sem dúvida!!!

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Jura que você detestou tanto assim? Mesmo assim quero ler a trilogia. Sim, a sequencia é Bom de Briga e termina com A Garota que Eu Quero.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é questão de detestar. É que não acontece nada... então você fica ali na expectativa, e no fim de tudo (...)

      Excluir
  9. Obrigada por me mostrar que eu não devia mesmo ter comprado "A garota que eu quero". rs
    Eu estava em duvida sobre essa trilogia. Só iria comprar se fosse realmente boa mas a nota no Skoob me deixou em alerta. A primeira resenha que leio é a sua. E não senti vontade de ler os livros. Ainda que a história melhore nos próximos...

    Bjs
    Blog Sem Spoiler

    ResponderExcluir
  10. Tô com esse livro aqui pra ler, mas fico enrolando justamente por essa crítica de quem já leu. Mas como é o primeiro do autor, vou tentar dar um desconto e ser menos exigente.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Paula! Esta série foi lançada parte pela Bertrand e o último pela Intrínseca, eu tenho o terceiro, dizem que podem ser lidos separados, mas quero pegar desde o começo. O que percebo é que este aqui não agradou muito, mas parece que a série melhora depois. Ótima resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Nem sabia que a intrínseca tinha publicado o terceiro. Odeio quando isso acontece, honestamente.

      Ainda sim estou curiosa para ler o resto, mesmo tendo não gostado desse.

      Excluir

Página Anterior Próxima Página Home