Resenha: "Depois dos Quinze: Quando tudo começou a mudar" - Bruna Vieira

Olá interativos, sou eu aqui de novo e trouxe pra vocês a resenha do livro "Depois dos Quinze" da blogueira Bruna Vieira. O livro não está na categoria chick-lit, mas por ser um livro fofinho  e todo romântico eu não vi grandes diferenças. Vamos lá então?







Autor: Bruna Vieira
Páginas: 200
Editora: Gutenberg
Minha avaliação: 5/5 ♥♥♥♥ 
Compare&Compre: Aqui $
ISBN: 978-85-8235-013-3

Em "Depois dos Quinze: Quando tudo começou a mudar", Bruna reuniu uma série de contos e crônicas que escreveu ao longo de sua jornada de garota do interior à blogueira hit (visitem o site dela, sou viciado :p) e colunista da Capricho. São mais ou menos 59 textos que falam sobre todos os tipos de coisas que os adolescentes costumam passar: amor, coração partido, crescer e conflitos internos. E ao contrário do que muita gente pensa, o seu segundo livro "De volta aos quinze" não é continuação desse - e vou comprá-lo em breve hehe.



Eu particularmente adorei a maioria deles e até me identifiquei com alguns e fiz umas marcações no sumário pra sempre lembrar e voltar lá para reler as palavras doces da Bruna. E como não é um livro com uma narrativa comum, vou comentar um pouquinho sobre os que eu mais me gostei. hihi



Em "Carta para Depois", temos o desabafo para um ex-namorado, pedindo para que ele saiba selecionar os sentimentos que deve guardar e os que devem ser jogados fora. "Guarde o que temos hoje em um lugar quase inalcançável. Mesmo que seja só como bagagem de vida ou história para contar para os filhos." No mesmo, ela também o aconselha a ser um pouco mais como era antes, acreditar em sí mesmo e não "negativizar" o que tiveram. Fofo, né?
"Esqueça o que eu te disse sobre não errar. Faça isso várias vezes, o quanto precisar. me enganei quando acreditei que poderia te mostrar o mundo com meus próprios olhos. Use os seus - que, aliás, vão me fazer falta nos próximos anos."

"" é sobre os problemas das nossas vidas - seja lá qual ele for. Aquela coisinha que nós no fundo guardamos para nós mesmos e sempre está ali para nos atormentar, sabe? "Um laço mal dado as vezes vira um nó." Quando li esse texto eu fechei o livro e fui pra fora tomar um pouco de ar, refletir. Existem "nós" que simplesmente não podem ser desfeitos, eles nos mantém no chão, fazem parte do que somos. Mas outros, ah meus caros...
"Chega de uma vez por todas, dessa coisa de alma gêmea. Sempre existirá alguém, e não necessariamente será essa pessoa sempre. A dura realidade é que nós, seres humanos, não fomos feitos para eternidade. Assim como o que sentimos. Seguimos em frente e levamos o melhor e o pior de tudo aquilo que vivemos. Para que da próxima vez, nos próximos nós que surgirem, consigamos nos libertar sem sofrer pelas mesmas dores."


"Não vai passar, só mudar" é aquele texto que você deve sempre ter em mente. "Sentimentos não morrem nem são esquecidos, eles apenas se transformam em outros sentimentos." Aqui, Bruna me fez enxergar uma outra maneira de lidar com as coisas bobas da adolescência - um término de namoro, por exemplo - e depois que o li me senti mais leve. Finalmente entendi que não devo lembrar daquele ex relacionamento de maneira ruim, tentar apagar o que passou; "Sabe, já vi relatos de pessoas que tentaram deletar suas próprias lembranças. Aos poucos, elas foram se deletando também." e sim aprender com os meus erros, não comete-los novamente.
"As lágrimas importam tanto quanto os sorrisos. Você é tudo aquilo que viveu até este exato momento. E o que em maior parte te fez evoluir foram as porradas e os tombos que a vida lhe deu."

São tantos textos com assuntos tão variados, eu gostaria de poder colocar todos, mas o post ficaria enorme e eu não quero estragar a magia de quem for ler - vocês devem ler.
"Não somos divididos por mocinhos, vilões e figurantes. Existem vários personagens dentro de nós. A gente é que, ao acordar e olhar o reflexo no espelho escolhe qual vai ser." 

O livro tem uma playlist que a Bruna recomenda que escute enquanto leia (apareceu ali no fundo da foto acima :P), eu não gosto de ouvir músicas enquanto leio, mas fiz o teste e não é que deu certo? Vou deixar a playlist no fim do post e quem quiser ouvir é só dar o play. Ele é todo decorado, no sumário e em outras páginas tem desenhos de pássaros (como a tatuagem da Bruna), antes de começar o livro tem uma dedicatória bem bacana e umas frases idem e no meio do livro tem algumas fotos da Bruna com umas crônicas pequenas super legais, eu tentei fotografar, mas é um sacrifício conseguir segurar o celular com uma mão (é, eu tiro as fotos com meu celular, ok?) e abrir o livro com a outra - e ao mesmo tempo fazer a foto ficar digna, haha

Na semana passada eu fui ver Em Chamas, fiquei o dia todo fora e voltei exausto, por isso não teve coluna, mas eu vou recompensar vocês em breve, prometo. Às terças feiras eu venho aqui falar com vocês sobre algum filme ou série, apenas quando eu realmente achar que vou agregar algo de legal, se não, deliciem-se com os posts bacanas que a Jéss faz, ok? Enfim, esse foi o livro de hoje (atrasado, mas tá aí), espero que vocês comprem, porque tá bem legal e gostem da minha resenha. Até semana que vem, see ya!

 
Para ouvir as músicas completas, é só fazer um cadastro grátis no site Rdio. Eu recomendo! (:

4 comentários:

  1. Nossa, não esperava que fosse tão profundo. Adorei as frases que você colocou e a playlist é perfeita. Já estou cogitando ler. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Nossa eu quero muito ler esse livro para ver tudo o que a Bruna passou e sentiu. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. cara eu simplesmente amo esse livro, ele é mt fofo <3

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Queria começar a ler ele. Acho que vou pedir de Natal os dois *-*
    livros-e-nutella.blogpsot.com

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home