Resenha : Insurgente (Verônica Roth)

 Autor: Veronica Roth
 Páginas:  511
 Ano: 2013 (1º edição)
 Editora: Rocco
 Avaliação: 5/5
 Compare&Compre: aqui
Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.
PS: Pode existir alguns spoilers do primeiro livro da trilogia - Divergente.

Minha relação de amor com esse livro começa definitivamente pela capa. Porque foi graças a essa capa linda que eu conheci minha distopia preferida, eu simplesmente vi quando esse livro na timeline no meu facebook, logo quando a Rocco lançou e fiquei completamente apaixonada. Por esse motivo acabei comprando Divergente e Insurgente, e o amor que era só pela capa se tornou um grande amor pelos livros, li cada um em um dia... 2 dias seguidos! (Ainda é a capa que mais gosto na minha estante!).
Sinto um calafrio. Ele fala fugir como se acreditasse que nós estamos presos. Eu nunca havia pensado dessa maneira, o que agora parece uma tolice.
Não vou dizer que a continuação de divergente foi tão boa quanto, porque eu estaria mentindo. Insurgente para mim foi realmente muito melhor. A história começa imediatamente depois do final de Divergente, quem leu sabe tudo que a Tris passou, todas as dificuldades e perdas que ela sofreu e não poderia ter um inicio diferente: a Tris ainda está digerindo tudo que aconteceu, ainda está sofrendo por causa das escolhas que foi obrigada a fazer e mesmo com todo sofrimento sabe que não pode se dar o luxo de relaxar, de descansar... porque tudo isso foi apenas o começo de dias muito piores que virão.
 - As vezes - diz ele - acho que você não confia em mim. 
A erudição está no comando depois de tudo aquilo que aconteceu em Divergente, não existe nenhum lugar seguro para viver. Não se sabe em quem confiar. Existe a amizade que prefere se manter neutra, a franqueza e ainda... os sem facção, que não são absolutamente nada parecidos com o que a Tris imaginava. E acima de tudo, existe um grande segredo. Segredo esse que faz as pessoas terem atitudes inimagináveis com a intenção de protege-lo. Segredo esse que faz as pessoas tenham que fazer escolhas, escolhas essas que podem te fazer perder as pessoas que você mais ama... que podem realmente te destruir.  
- Você era egoísta? Não é mais?
- Claro que sou. Minha mãe costumava dizer que todo mundo é egoísta, mas me tornei menos egoísta na Audácia. Descobri que havia pessoas por quem eu lutaria. Por quem eu morreria até. 
Eu já admirava a força da Tris desde Divergente, ela é uma personagem que sabe o que quer e que não é fácil de ser derrubada. Em Insurgente ela ganhou ainda mais a minha admiração, se fosse eu no lugar dela provavelmente teria desmoronado, claro que ela teve seus momentos delicados, mas a força e a determinação que ela continuou a ter, mesmo depois de tudo que perdeu, são admiráveis. Ela luta pelo o que acha certo, pelo o que ela acredita ser a escolha boa para a população mesmo que com isso ela perca quem ela mais ama. Outra característica que eu provavelmente não teria, mas admiro ela completamente por isso.
Eu me entregarei. Isso não vai se repetir. 
Tem muita gente que acha esse livro parado e que fica com tédio no começo. Isso não aconteceu comigo, eu realmente devorei o livro, mesmo no começo. Realmente não tinha muita ação, mas tinha muita coisa acontecendo, muitas escolhas a serem feitas, estratégias a serem boladas. Não tinha como já começar o livro de maneira frenética. E tudo isso é compensado da metade para o fim, é uma revelação mais bombástica do que a outra, com um final ainda mais surpreendente.

Divergente deu um salto no meu ranking de distopias, principalmente por causa da continuação. Geralmente livros de distopia sempre são fechadinhos, falam do que está acontecendo em algum lugar, mas fora daquele ambiente você não sabe muito bem o que acontece. Em insurgente a autora foi genial, quando fez o resto do mundo fazer parte da história. Não vou dizer como, não vou dizer o porquê, uma vez que isso faz parte de uma das surpresas do livro, mas eu amei a Verônica ainda mais por isso.


Capa, diagramação, qualidade do produto... tudo isso nota 10! A Rocco realmente teve um capricho imenso com essa trilogia. O livro 3 é Allegiant, que lança agora em outubro, não aqui no Brasil e sim nos Estados Unidos. Eu estava super ansiosa para ler, até ia comprar o livro na edição americana para ler logo, mas vazaram uns spoilers aí que ... Bem, vou esperar a edição em português mesmo da Rocco, que lança acho que no começo do ano que vem. Definitivamente não tenho coração para ver o fim dessa trilogia, não agora. Não esse mês.


Para amantes de distopias em geral, eu recomendo SUPER! E vamos que vamos esperar por Allegiant! hahahaha







29 comentários:

  1. Olá,
    Eu tenho muita vontade de ler essa série. Adoro uma distopia e essa parece ser incrível.
    Quero ler!!!
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou louca pra ler essa série... Que bom saber que a continuação foi ainda melhor!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. #Perfeito,

    Será minha próxima série. !!!

    ResponderExcluir
  4. Amo Insurgente, acabei faz uns meses, adoro a trilogia e tô louca para Allegiant, porém soube de uns spoilers aí.. :-( Mesmo a Tris estando muito sensível nesse livro, ela realmente não desmorona e é isso o que eu mais admiro nela, a força e determinação. Eu vou roubar seu marcador u.u Também dei 5 estrelas para Insurgente.
    http://livros-empilhados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah, tinha amado Divergente e estava louca para a continuação, mas depois da tua resenha a vontade aumentou mais ainda, e agora? rs
    Realmente, é uma das melhores distopias. haha
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Aaaaiii eu quero esses marcadores *-*. Não li a sua resenha porque Divergente será a minha próxima leitura e não quis pegar nenhum spoiler. Mas li a sua recomendação final de que para amantes de distopias, essa série é perfeita. Confesso que eu to bem animada para começar a leitura e espero não me decepcionar. Vejo resenhas sempre muito positivas. =)

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Hey!

    As capas são realmente lindas. Divergente é sem dúvidas uma das minhas distopias favoritas também, mas não sei dizer qual dos dois gostei mais. O segundo teve a história melhor aproveitada, na minha opinião. As facções foram melhor apresentadas e teve mais ação. Mas por outro lado, a Tris estava me irritando. Eu entendo que ela ia mudar mesmo depois de tudo o que ela passou e talz, mas ela estava suicida! Parecia que não estava pensando direito, se atirava de cabeça em tudo! E magoou meu querido Tobias... Mas não tem como dizer que o livro não é maravilhoso, com certeza é; E eu também não senti tédio no começo nao!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah mas o Tobias estava cego também! Deixava o ódio que sentia pelo pai dele falar mais alto do que a razão! A Tris só estava seguindo os extintos dela, extinto suicida realmente... mas ela estava cansada de ver pessoas morrendo por causa dela, e preferia se entregar no lugar dos amigos dela !
      E no final das contas...
      bem sem spoiler de allegiant hahaha

      Excluir
  8. Gostei da resenha. Só ouço ótimos comentários a respeito desta distopia e as suas palavras só endossaram isso ainda mais. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Hey
    Gente que maldade ter que esperar até ano que vem, =/
    Eu acho essa capa lindíssima também, e me animei pra começar a série por algumas coisas que você escreveu.
    Eu acabei lendo alguns spoilers do outro livro, e me deixou mais curiosa ainda! Adooro polêmica HAHA

    Ótima resenha!

    bjs
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Tipo, eu AMO o primeiro livro da série! Mas dai cai no segundo e perdi a paciência com os passeios que Tris e Quatro ficam dando pelas facções. Sério, eu perdi o ritmo de leitura de uma distopia, e isso é super raro pra mim! Mas dai cheguei ao final e tipo, WHAT?
    Estou contando as horas para Alegiant! hehehehehe


    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Fico curiosa, mas não sei se irei ler. Eu comecei a ler Divergente e parei...

    Beijos*

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem ?
    A capa é legal, mas não sei se leria o livro, não faz meu gênero.
    Beijos,
    http://meujardimliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olha, não curto distopias, mas tenho que dizer: que capa linda!
    Uma amiga minha acompanha essa trilogia e diz que muito fabulosa, que foi cativada pelo enredo e personagens. Para quem gosta desse tipo de literatura, a trilogia pode ser um prato saboroso. ;)

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa realmente é sensacional! Todo mundo se apaixona! hahahaha

      Excluir
  14. Estou tão ansiosa por esse livro!
    O final do ultimo foi realmente marcante, com tantas mortes e suspense... Agora estou esperando sobrar um dinheiro para ir correndo comprar esse, que pela sua resenha, parece ser melhor ainda!
    Amei a resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amei sua resenha... E minha paixão também começou pela capa hahaha, e eu concordo plenamente que com esse tipo de gênero, muitas vezes se fecha muito no mundinho... Foi muito bom saber que isso não acontece nessa trilogia...

    Seguindo aqui... Adoraria se pudesse retribuir...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né?

    ResponderExcluir
  16. Oie sua linda =)
    Ainda não tive o prazer de ler algo dessa autora, espero poder ler em breve essa série, gostei da tua opinião, e ufaa que apesar de ser paradinho no início ele deu uma virada, espero me sentir da mesma forma que você quando estiver lendo.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei bastante da história e realmente a capa e tudo ficou muito lindo :)

    ResponderExcluir
  18. Essa distopia me agrada muito, mas quero esperar o lançamento do 3º livro para começar a ler. Amo essa capa.
    Beijos e amei as fotos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Como tem alerta de spoiler não li tudo, mas quero muito ler essa série. Só que são tantas as séries que quero ler... :/

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá.
    Eu adoro spoiler mas como vou ler não quero que perca a graça haha.
    Estou tão curiosa... Sua resenha me deixou curiosa pois queria saber mais rs
    Adoro distopias e a capa é muito linda o/
    Adorei a resenha até onde li.
    Beijos.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Gosto bastante dessa trilogia. Insurgente realmente nos revela muitas surpresas, especialmente no final, e esse "segredo" nos prende do início ao fim. Só achei que a autora exagerou um pouco com os dramas de Tris. Ela teve que fazer muitas escolhas difíceis, claro (e eu gostei da maneira como os personagens foram melhor explorados nesse segundo volume), mas em algumas partes ela estava insuportável. Mas aguardo ansiosamente por Allegiant!

    Abraços!
    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aH! Eu discordo, Tobias me irritou mais do que ela hahaha

      Excluir
  22. Carambaaaa
    In love com essa capa também *-*
    Já tinha ouvido falar da trilogia, mas acho que é a primeira resenha que leio rs
    Gostei muitoo e só por sua indicação eu já fiquei curiosa pra ler. Sério mesmo.
    Adorei a resenha, ficou muito boa e não achei que tem spoilers rs
    http://www.viciodiario.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá, faz muito tempo que quero ler esse livro,
    mas ainda nem o comprei, espero um dia comprar
    e ler logo hahaha. Adorei a sua resenha
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!!
    Caramba que resenha linda. E as fotos então!!!! Tudo perfeito!
    Ainda nem li o primeiro e já quero ler esse.

    Adorei!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home