Resenha: Drácula (Bram Stoker)

 Autor: Bram Stoker
 Páginas:  431
 Ano: 2012 (Edição bilingue - Landmark)
 Avaliação: 3/5
 compre: aqui/
Sinopse: Publicado em 1879, inspirado em relatos do folclore romeno sobre o nosferatu, ou morto-vivo, e na saga do príncipe Vlad Drakul, que lutou contra os turcos nas Cruzadas. Drácula definiu o arquétipo do vampiro como o ser diabólico que se alimenta do sangue de suas vítimas e tem poderes extraordinários.
Logo quando o blog foi criado, eu comentei com as pessoas que curtem a nossa fan page que teríamos um dia reservado no mês, para resenharmos clássicos. Quer dizer, um dia para cada uma de nós, então seriam 2 resenhas de clássicos por mês. Acabei me esquecendo completamente disso e não coloquei em prática, assim como várias outras ideias que tive. Não sei se vocês repararam mas as postagens no blog passaram a ocorrer em uma frequência maior, ou seja... estou me dedicando mais hahaha. Então chegou a hora de começar a por todas essas ideias em prática certo?



Eu visito muitos blogs literários, e sempre vejo resenhas de lançamentos e livros que todo mundo lê atualmente, mas... os clássicos são deixados de lado. Oh, claro... alguns dizem que clássicos todo mundo conhece, dispensa apresentações. Eu discordo. Acho que para esses livros entrarem mais nas estantes dos leitores, eles precisam de divulgação e incentivo tanto quanto qualquer outro, principalmente pelo fato de muitos leitores serem novinhos, estarem começando agora e nem conhecerem os tais clássicos.

Vou começar com Bram Stoker, porque desde novinha eu sempre gostei de livros/filmes com vampiros. Fiquei com trauma de vampiros por um certo tempo, não vou contar porque, mas alguns devem imaginar o motivo. Porém, superei isso e todo amor voltou. Eu sempre tive vontade de ler esse livro, aquela coisa do "vampiro original", do "vampiro malvado", então eu vi, na livraria Logos se não me engano, a edição bilíngue da editora Landmark e fiquei completamente apaixonada, aliás estou apaixonada por todos os clássicos da editora... quero colecionar hahaha).

Jonathan Harker, um jovem advogado, é enviado para a Transilvânia para finalizar a negociação de uma propriedade. A pessoa interessada nessa casa, é um Conde muito misterioso, que todas as pessoas que o Jonathan encontra em sua viajem temem profundamente.  Alguns tentam fazer com que ele desista, outros lhe oferecem objetos para proteger e dá sorte, porém ninguém explica o que realmente está acontecendo e quem de fato é esse conde. Quando chega a propriedade do Conde na Transilvânia, coisas muito estranhas começam a acontecer, e Jonathan presencia situações que sempre acreditou serem impossíveis de acontecer.

As pessoas sempre começam a citar o Drácula malvado super poderoso original quando estamos falando de vampiros, e por esse motivo eu realmente esperava mais do tal Drácula. Não to dizendo que ele é bonzinho, adorável, ele realmente é um ser bem cruel... mas eu esperava mais poder e um final, bem eu infelizmente não posso contar o que eu esperava no final hahaha.

Não vou dizer que a leitura fui rápida, foi simples, porque eu definitivamente eu estaria mentindo. A história é contada sob vários pontos de vista, sob relatos de diários, sob reportagens de jornais, o que eu achei um modo bem bacana de contar uma história, porém meio massante e as vezes cansativo. Os diálogos são bem complexos, com grandes explicações, se você for uma pessoa que não goste de livros muito detalhados ou de livros que não tenha muita ação, não é recomendado. Porém, apesar dos pontos negativos, é uma leitura que eu considero proveitosa e bastante interessante.

A edição da Landmark bilíngue e com capa dura é linda! A diagramação é muito bonita também, a textura do papel é super gostosa e realmente é bonita de se vê na estante. Recomendo todos a leitura, principalmente aqueles que gostam de histórias vampirescas, acho bacana conhecer o vampiro malvado, base de muitos outros. Entretanto, eu continuo preferindo o Bones de The Night Huntress, mas isso é história para outra resenha... hahahaha





20 comentários:

  1. Ah uma pena saber que o Draculo não é lá essas coisas todas que dizem, mas ainda assim tenho vontade de ler e formar minha propria opiniao. Otima resenha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauhauaha eu até estava satisfeita, mas o final foi bem ...
      não posso falar :( huahuaa

      Excluir
    2. É um clássico, pode até não ser perfeito, porém o simples fato de Drácula ser a personificação do mal ao invés desses vampiros afeminados da atualidade, já vale apena ler... e vale lembrar que ninguém criou um personagem que fez, faz e sempre fará tanto sucesso como Drácula. Um viva a Bram Stoker!!!

      Excluir
  2. Li Drácula quando tinha uns 12 anos e me apaixonei pela historia. Tanto que é por isso que e eu tbm fiquei com esse mesmo trauma de vampiro nos últimos anos rs. Adorei essa edição e isso me fez lembrar que talvez esteja na hora de eu re-ler.
    Abraço

    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha os vampiros de ultimamente não estão agradando muito huahauhaua

      Excluir
  3. Eu particularmente adoro livros de vampiros, não só vampiros, mas também seres sobrenaturais.
    Sinto uma certa falta desta característica original dos vampiros, os de hoje são bonzinhos rsrss
    E você tem toda razão, os clássicos devem ser apresentados, até porque muitos de nós acaba com a ideia de que clássicos são chatos, então foi ótima sua iniciativa.
    Beijos

    Rafa Melody
    Twitter
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu admito que até eu deixo isso dos clássicos de lado, tem vários que tenho vontade de ler mas sempre deixo de lado...
      Sempre acabo indo ler outra coisa e isso não é tão legal, acho que cm essa responsabilidade do blog vou acabar lendo o que devo ler ahuahuahuaha

      Excluir
  4. Todos dizem que é ótimo, mas eu quero ler e dar minha opinião

    muundodamosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Concordo amor, a maioria só resenha lançamentos (inclusive eu) hehe Eu adoraria ler mais clássicos, mas são tantos livros que eu "tenho" que ler que não sobra tempo :/
    Mas enfim... Drácula todo mundo conhece né? Provavelmente já viram o filme... Mas ler o livro, realmente, é uma dádiva haha Eu ainda não li, a proposito, e acho que não leria.
    O filme (original, de 1900 e bolinha) é muito chato, massante e cansativo. Creio que o livro seja igual, pelo que você me falou...
    Mas quem sabe né?
    Obrigada pela resenha, adorei!

    Beijos, Carol,
    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah realmente não tiro sua razão...
      O livro é beeeem massante mesmo, por isso que eu li aos pouquinhos
      Porque é muita carta, muita narração de diário... Muito diálogo longo e fico meio sobrecarregada! hahaha

      Excluir
  6. Olá!
    Eu estou a um tempo querendo ler o Drácula, mas eu tenho medo acredita?
    Eu tenho um livro que foi escrito pelo sobrinho do Bram Stoker, é uma continuação da história... mas só vou ler depois de ler o clássico rs
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaa eu tenho que admitir que eu fiquei meio
      assustada com minha janela depois de ler uma certa cena! hahahaha

      Excluir
  7. OI ainda não consegui ler esse livro! Nossa tenho muita curiosidade em saber como é!
    Bjs, me segue por favor se ja segue ignore!E comenta por favor nesta resenha ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/10/a-filha-da-minha-mae-e-eu.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha essa curiosidade! Agora a curiosidade é de outros clássicos hahaha
      sempre vai existir!

      Excluir
  8. Concordo com você no ponto de que a leitura de clássicos deve ser estimulada. Há vários que quero ler, sendo Drácula um deles, só é difícil conciliar com os livros mais recentes que também que muito ler e por vezes mais fáceis de adquirir.

    Também tive um certo trauma com vampiros, mas aos poucos vou superando. [rs] Adorei a resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah isso é verdade! sempre está tendo promoções e coisa e tal de lançamentos.
      São bem mais fáceis mesmo :(

      Excluir
  9. Vou ser bem da sincera só li em partes sua resenha, porque irei ler esse livro semana que vem (*-*) tenho trabalho de monitoria e me deram esse livro pra ler, espero que seja bom como tu diz!

    xx

    ResponderExcluir
  10. Confesso que sou daquelas que ama o filme de "O Drácula", mas que ainda não leu o livro (é, eu sei, é uma vergonha, coisa e tal). Mas vou falar para você que a vontade de lê-lo foi sempre enorme e essa edição é completamente sensacional!!! Quero a minha também haha Adorei a resenha e super apoio a leitura de clássicos, estarei aguardando a resenha do próximo ;) Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ahh eu gostei muito de Drácula e também resenhei no meu blog. Achei a forma com que é escrito muito interessante. Mas o que eu senti falta foi o ponto de vista dele próprio. Como saber se ele é assim tão mau como os personagens o pintam sem conhecer o lado dele. Acho que essa foi uma grande falha. A história é muito maniqueista colocando o Dracula cmo um vilão terrível em oposição aos outros personagens muito bons, especialmente a Mina que é chamada de pura e bondosa o tempo todo. Isso me irritou. Mas gostei mesmo assim porque levei em conta a época em que foi escrito, e isso era uma característica dos romances góticos e de terror da época.
    Adorei sua resenha e o blog.

    Boas leituras.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sempre tive vontade de ler o livro :) Como eu me formei como leitora lendo clássicos, esse sempre esteve na minha lista... Pretendo ler logo *-* rs

    Amei sua resenha :) Muito bem escrita. Também já estou seguindo o blog.
    Beijos.
    www.vicioempaginas.com.br

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home