Resenha: O Rei do Inverno (Bernard Cornwell)


Editora: Record
Ano: 2012 (19º edição)
Categoria: Romance histórico
Páginas: 546
Avaliação: 
Compre: Buscapé
Sinopse: O REI DO INVERNO é o primeiro volume da trilogia As crônicas de Artur do escritor inglês Bernard Cornwell sobre o lendário guerreiro Artur, que passou para a história com o título de rei, embora nunca tenha usado uma coroa. O Rei do Inverno conta a mais fiel história de Artur, sem os exageros míticos de outras publicações. A partir de fatos, este romance genial retrata o maior de todos os heróis como um poderoso guerreiro britânico, que luta contra os saxões para manter unida a Britânia, no século V, após a saída dos romanos. "O livro traz religião, política, traição, tudo o que mais me interessa," explica Cornwell, que usa a voz ficcional do soldado raso Derfel para ilustrar a vida de Artur. O valoroso soldado cresce dentro do exército do rei e dentro da narrativa de Corwell até se tornar o melhor amigo e conselheiro de Artur na paz e na guerra.

Sempre fui apaixonada por histórias Arturianas, por toda magia épica por trás da lendária espada Excalibur. Não vou dizer que já li vários livros sobre o assunto, porque eu estaria mentindo, mas eu já realmente vi diversos filmes e toda vez que penso "épico" vem Artur na cabeça.  Assisti uma série, não tem muito tempo, chamada Camelot e admito que vi por causa do Jamie Campbell Bower (que agora é o meu Artur de todos os livros), mas a série me fez voltar para o mundo Arturiano, me fez querer procurar livros que abordassem melhor o tema, não meus livros ilustrados de criança haha. Então comprei As Brumas de Avalon (que só li os dois primeiros até agora) e fiquei desejando imensamente o box de  As Crônicas de Artur, que por sinal não estava disponível em lugar algum quando tentei comprar. Por sorte achei na Estante Virtual lacradinho, mas agora já voltou a ser vendido no submarino por um preço até bom. Admito que essa vai ser a resenha mais difícil que já fiz, acho que ela irá se tornar mais uma tentativa de convencer vocês a lerem o livro do que qualquer coisa... mas vamos lá ;)

Clique na imagem para ver em tamanho original.
O livro conta a história do lendário Rei Artur que todos nós conhecemos. A diferença para os outros livros é que o Bernard escreveu como se fosse real, como se realmente tivesse acontecido e isso definitivamente deu um ar todo especial a leitura.
Segundo Bernard Cornwell, Artur na verdade nunca foi rei, ele era um dos vários filhos bastardos do Rei Uther. Irmão de Morgana, filho de Igraine de Gwynedd, mas ainda assim um bastardo, porém um bastardo que fez história por todo seu talento em batalha.
Tudo começa com Derfel ( que era um dos grandes guerreiros de Artur) contando a história de Artur a Igraine. Ele começa narrando desde quando o reino de Dumnonia (localizada ao sudoeste da Inglaterra) estava correndo risco de ficar sem um herdeiro,  uma vez que o Rei Uther, já velho  e doente,  não tinha filho legitimo algum vivo. Nesse momento Uther estava torcendo para que o filho de Norwenna (seu neto, filho de Mordred, mas ele não está sem herdeiro? O que aconteceu com o príncipe Mordred? Para descobrirem isso, vocês precisarão ler :3 ) fosse homem. Por causa desse nascimento e da importância que ele representa é que a história acontece. Em um reino sem um rei com idade suficiente para governar, em um reino divido entre a religião pagã e a cristã, em um reino que vive sob ameaça saxã... em um reino que tem dificuldade em manter paz até mesmo entre os britânicos. Honestamente como o Artur se envolve em tudo isso é algo que não quero contar, porque acho que tudo isso deve ser descoberto na leitura. Posso dizer que temos grande parte dos nossos personagens queridos (ou odiados) tradicionais, porém de maneira completamente diferente. Quem gosta de livros históricos, quem gosta do Artur, definitivamente não pode deixar de ler ;)
- Viu o que ele está fazendo? Derrubando o que é antigo! Porque? Para que possa impor suas superstições mesquinhas a nós. Porque não pode deixar o que é antigo em paz? Nós não nos importamos se alguns idiotas querem cultuar um carpinteiro, então porque ele se importa com o que nós cultuamos? quanto mais Deuses, melhor, é o que eu digo. Porque ofender alguns Deuses para exaltar o seu? Não faz sentido.
- Bom. A fúria é muito útil, e a querida Nimue tem talento para isso. Uma das coisas que não suporto nos cristãos é sua admiração pela humildade. Imagine transformar a humildade numa virtude! Humildade! Você consegue imaginar um céu cheio somente de humildes? Que ideia pavorosa! A comida ficaria fria enquanto todo mundo ia passando os pratos uns para os outros. A humildade não é boa Derfel. A raiva e o egoísmo são as qualidades que fazem o mundo marchar.
Não, não vou dizer quais personagens disseram isso, porque não quero que vocês saibam, antes do momento correto, qual é a personalidade e qual religião de cada um deles ^^

Eu comecei a ler o livro para relaxar um pouco, para ler devagar, porque tinha algumas provas chegando. Tive que largar ele, porque se eu lesse mais uma página sequer não seria capaz de parar e realmente não iria estudar! O livro é incrível, surpreendente, cativante, criativo e extremamente bem escrito. Grande parte dele é pura ação, você fica aflito, curioso para saber o que vai acontecer... não consegue parar de ler. Teve momentos que me peguei falando com o livro, completamente revoltada perguntando " Porque você fez isso?" , " Qual é o seu problema?" , precisando de uma pausa para deixar a raiva e a vontade de bater a cabeça do personagem na parede, porém  incapaz de fazer isso. É o tipo de livro que te faz ter todos os tipos possíveis de reação. É bem bruto, como se espera de livros da época (que é uma época realmente sangrenta na Inglaterra), mas também tem aquele toque adorável de romance...
- Entendo que é possível olhar nos olhos de alguém e de súbito saber que a vida será impossível sem eles. Saber que a voz da pessoa pode fazer seu coração falhar, e que a companhia dessa pessoa é tudo que sua felicidade pode desejar, e que a ausência dela deixará sua alma solitária, desolada e perdida. 
É narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista do Derfel. A principio eu achei que isso realmente iria me incomodar, porque eu esperava que o livro fosse em terceira pessoa sob vários pontos de vista. Mas acreditem, não consigo imaginar uma maneira melhor para esse livro ser narrado agora que li, achei completamente agradável a leitura dessa maneira.

O capricho que a Editora Recorde teve com esses livros foi imenso. A edição tem uma capa linda, com fontes em relevo, titulo do livro prateado. É completamente organizado, possui mapa, lista de personagens, de lugares e no final do livro possui uma nota do autor, onde o Bernard fala sobre fatos históricos, registros... enfim sobre a base que utilizou para escrever essa história magnifica. Tirei algumas fotos, para convencer vocês de que precisam ter esse livro na estante haha ;)
Tem como não se apaixonar por essa edição?

Espero que tenham gostado da resenha. Para finalizar vou deixar alguns dos muitos trechinhos do livro que marquei :)

Um homem cuja casa está pegando fogo não carrega água para o incêndio do vizinho. 
Assim que você escreve alguma coisa ela se torna fixa. Vira dogma. As pessoas passam a discutir a respeito, ficam autoritárias, referem-se aos textos, produzem manuscritos, discutem mais e logo estão matando umas às outras. Se você nunca escreve nada, ninguém sabe exatamente o que disse, de modo que sempre pode mudar. 
Os bardos cantam o amor, celebram as chacinas, exaltam reis e lisonjeiam rainhas, mas se eu fosse poeta escreveria elogiando a amizade.  
Não importe em que Deus um rei acredite - disse-nos ele antes de marcharmos -, porque um rei deve aprender a lutar , e não a rezar.  

47 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Suas resenhas são tão boas porque todas que eu leio eu fico com vontade de comprar o livro kkkkkk.
    Acho que vou à falência *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha é exatamente essa a ideia Wallek, acho muito chato quando você lÊ uma resenha e ela te diz tudo sabe?
      Acho que a função principal é dá uma ideia superficial sobre do que se trata o livro e explorar os pontos que causam curiosidade nas pessoas, dessa forma fazendo com que elas leiam :3

      Excluir
  3. Adorei o blog linda , já estou seguindo *-*

    http://gessiksouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oláaaa!

    O livro parece ser muito bom mesmo. =D
    Ótima resenha.

    P.S.: Ele é lindo por for e por dentro. <3

    xoxo

    http://books-and-emotions.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sugestão :)
    beijos

    semtempestade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Também sou apaixonado pelas histórias do Rei Artur, mesmo as merlinianas, as fantásticas. Aliás, toda a literatura que envolve a Idade Média, os cavaleiros andantes, me fascina!
    Fiquei curioso para ler esse livro, saber a 'verdadeira' imagem do rei - opa - de Artur...
    E, cara, a resenha ficou ótima!!

    Abraços, Paula!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha também sou dessas que ama esse tipo de história.
      Acho que no fundo são minhas preferidas :")

      Excluir
  7. Muito interessante essas histórias ja assisti filmes a respeito, mas ler é novidade para mim, ótima dica de livro, adorei sua resenha a capa do livro chama mesmo a atenção.
    Bjs
    Livros, a Janela da Imaginação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a maioria das pessoas só viram filmes...
      eu era uma delas! haha

      Excluir
  8. Ainda não tinha visto esse livro. Adorei sua resenha, me deixou bem curiosa para ler :)
    Já estou seguindo aqui hehe
    Parabéns pelo blog!

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quando vi a capa, eu achei que fosse um livro chato. Mas, adorei a resenha. Me deu vontade louca de comprar pra ler. *-*
    Beijinhos

    beggar-fashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chato pela capa? Huauaaua foi exatamente a capa que me deixou
      apaixonada hahaha

      Excluir
  10. Oi Paula
    Não conhecia o livro, mas me interessei muito por ele depois de ler sua resenha,
    a sinopse promete um livro incrível, principalmente para aqueles que como eu são apaixonados
    pela estória de Arthur.

    http://soubibliofila.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Adoro ver a história do Rei Arthur sendo reproduzida com criatividade, com certeza rende muito pano pra manga.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie :)

    Eu sou loucooooooo para ler essa série você não tem noção, aí leio uma resenha dessas e corro para o submarino para pesquisar preço hahaha, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  13. Também gosto das histórias que tem o rei Arthur. Eu li As Brumas de Avalon e gostei muito de ver a história pelo ponto de vista da Morgana. Preciso ler alguma coisa desse autor, tenho um amigo que gosta muito dele e porque não começar com esse né?

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Brumas de Avalon é realmente ótimo, mas putz.
      Fiquei tão revoltada com a guinevere e o Artur no segundo livro
      que precisei de uma pausa hahahaha
      Vale a pena começar por esse :3

      Excluir
  14. Eu sou que nem você, adoro as histórias de ARthur, mas nunca li muitas, apenas vi. A série Camelot, nunca me encheu os olhos, mas gostava muito da série Merlin.

    De qualquer forma, fiquei bem interessada no livro, é legal ver tantas formas diferentes de contar uma mesma histórias, as formas mais miticas das mais reais. A capa também é bem legla e vou tentar ler.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Eu gostei bastante de Camelot, mas sem dúvida não é minha preferida. hahahaha Fui ver para conhecer o trabalho do Jamie mesmo... Já que ele interpreta o Jace em Instrumentos mortais ^~
      A série Merlin é realmente muito boa! Não terminei de ver mas...
      os episódios que vi gostei bastante :3

      Excluir
  15. Eu tenho muita vontade de ler esses livros, adoro filmes relacionados a história do rei Artur (e meu filho pra variar se chama Arthur), mas nunca paro pra ler. :/
    Me sinto até meio negligente por isso, esse livro mesmo já pensei em comprar diversas vezes e adiei.
    Adorei a sua resenha, quem sabe eu me encoraje logo a comprar depois dela?

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Sou apaixonada pelo nome Arthur *O*
      Lindo o nome do seu baby <3
      Olha, eu super recomendo viu...
      Realmente acho que você não vai se arrepender!


      Beiijos

      Excluir
  16. Adorei a história sou apaixona por esses livros, amo leituras,,
    Amei de coração seu blog, seguindo e ficarei super feliz se retribuir, caso vc gostar..
    Sou leal e volto sempre pra visitar e comentar,,
    Beijos com carinho
    .
    http://sabrinielo.blogspot.com/
    https://twitter.com/NaiaOliveir
    https://www.facebook.com/pages/Sempre-bela/194374084049206?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  17. Como eu não sabia desse livro? Adorei sua resenha e o enredo. Vou me informar mais.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem?
    Parabéns pela resenha! Muito boa!
    Acho que sou a única que ainda não li nada sobre o Rei Arthur o.O
    aheuauaheaueahea
    Mas depois de ler a resenha fiquei muuuito curiosa.

    Beijos
    http://osnarnianos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha provavelmente não é a única :p
      Muitas pessoas só viram filmes e tal :D

      Excluir
  19. Não li... Fiquei babando pelo livro! Mais um pra lista de desejados... Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    http://caheoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nossa, esse livro parece ser fantástico!! Sem palavras..
    Adorei a sua resenha :D

    Parabens!
    beijos

    Adriano
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ (passa lá :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :D
      Realmente é F A N T A S T I C O hahah
      beiijos

      Excluir
  21. Parabéns pela resenha! Adorei o livro!

    Abraços, Gustavo
    http://blogjovensleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa, o livro parece ser ótimo mesmo hein!
    Adorei a resenha *-*
    Seguindo você também ta? Beijão ♥

    http://sedutoraediabolica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Comprei o box dessa trilogia, no final do ano passado, e ainda não li, depois da sua resenha vou me esforçar para ler ainda esse ano, adoro histórias do Rei Artur.

    Adorei conhecer seu cantinho, parabéns pelo blog!

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Puxa parece ótimo o livro* adorei seu blog divo
    http://fabiolucas92.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi! Que capa linda a desse livro. Acho que compraria ele só pra deixar na minha estante, rs.
    Não conhecia a série, mas fiquei bem interessada. Adoro livros que se passam na Idade Média, e se é sobre o rei Rei Artur, melhor ainda.
    Sua resenha ficou muito boa, me deixou bem curiosa. Vou pesquisar os preços depois!

    Beijos, http://leituradavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá.
    Nossa que resenha bem feita ^^
    Não conhecia eu confesso...rei Arthur? nossa tenho que ler,não me interessei mas depois de dizer quem é e que é diferente de outros livros,parecendo mais real eu quero.
    Achei a capa linda também,mapas? nossa isto faz falta em tantos livros...amei a ideia.
    bjus
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Adorei demais a resenha do livro, só pela capa já da para ver que é bom e li sua resenha, agora me deu vontade de ler rsrsrs
    Beijinhos
    Facebook do blog
    QUER GANHAR UM COLAR LINDO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO SORTEIO NO BLOG!!
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia o livro,mas por causa de sua resenha estou com vontade de lê-lo,sem falar que amei a capa

    Beijos
    http://teenagersblogofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. realmente essa edição está muito bem feita, produção de capa tudo, a história também é boa, porém vou comprar só quando tiver a grana pra comprar a série
    acervo-de-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. A capa é maravilhosa! Não sou muito de histórias do Rei Arthur até porque não conheço muito bem, a única coisa mais próxima que li foi Avalon High HAHAHA, mas essa sua resenha (muito boa, aliás) fez com que eu me interessasse! Obrigada e beijos!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Preciso minha amiga tem mas ela é ciumenta com livros então... esquece haha se quiser me doar tipo a capa é linda deve ser perfect

    http://cafezinhoviciante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Gosto do jeito que o Cornwell escreve. Estou louca pra comprar a série, mas tenho que me controlar. Tem tanta coisa pela frente ainda pra ler :}

    Beijo

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  33. Resenha que não permite quem gosta deste tipo de leitura esquecer este livro (rs)! Adorei seu blog. Adorei a maneira como construiu a resenha, tão cheia de informações, fotos, quotes <333 O Rei do Inverno já está em minha lista de livros desejados, mas como nunca li nada do autor no momento da compra acabo levando outro livro mais barato. Pobre leitor é f***! (rs) Na próxima não cometerei esse engano! (rs) Preciso conhecer essa série.
    Beijos!

    My Queen Side | www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home