Resenha: Nerver Sky : Sob o Céu do Nunca (Veronica Rossi)

Editora: Prumo
Ano: 2013
Categoria: Ficção Distópica.
Páginas: 335
ISBN: 9788579272363 
Avaliação: 
Compre: Buscapé
Sinopse: Primeiro livro de uma eletrizante trilogia ambientada em um futuro imaginado, mas assustadoramente possível, “Never Sky: Sob o Céu do Nunca” chega ao Brasil rodeado de grande expectativa por parte dos fãs de distopias. Em um cenário pós-apocalíptico, a população do planeta se dividiu entre aqueles que conseguiram esconder-se em cidades encapsuladas, conhecidas como núcleos, e as que sobreviveram nas áreas externas, mas tornaram-se primitivas. Através de um dispositivo eletrônico, os habitantes dos núcleos podem frequentar diferentes Reinos, cópias virtuais e multidimensionais do mundo que elas deixaram para trás. Neles se pode fazer qualquer coisa, ser qualquer pessoa, sem consequências no mundo real. Mundos sem dor, sem medo. As palavras dor e medo, porém, fazem parte do vocabulário cotidiano dos que vivem além das paredes dos núcleos. A escritora Veronica Rossi se utiliza da oposição dessas duas sociedades para pensar o poder da tecnologia, seus benefícios, malefícios e alienação que pode provocar nas pessoas.
Hoje vou falar de um livro que me conquistou pelo marcador. Opa, pelo marcador? Sim! Há mais ou menos 1 mês e meio eu recebi um kit de marcadores da Editora Prumo. Logo quando abri o envelope o marcador de Never Sky se destacou e eu fiquei completamente apaixonada por ele, com isso é claro fiquei mega curiosa para ler e fui correndo comprar o livro (que por sinal é mais lindo ainda). Não me decepcionei em nada, na verdade até me surpreendi. Antes de comprar li algumas resenhas que fizeram várias criticas positivas, imaginei que era um livro bom... mas não esperava amar tanto a história (e os personagens). Definitivamente a brasileira Veronica Rossi ( que atualmente mora na Califórnia) me conquistou.

A história se passa no futuro, em um mundo que sofre as consequências da degradação ambiental causada pelo homem. Nesse mundo a população está dividida entre os Ocupantes pessoas que vivem encapsulados em Quimera, lugar isolado com alta tecnologia, e os Forasteiros, que são as pessoas que vivem fora da cápsula e encaram as dificuldades do mundo real.

Na isolada Quimera os ocupantes não sofrem com a degradação da Terra, não passam fome e devido a tecnologia a população vive muito. Chegar a 200 anos ali é uma coisa normal, não sentem dor, não ficam doentes e para não morrerem de tédio foi inventado um dispositivo, chamado de " olho mágico" em que os ocupantes podem " sonhar acordados ". Com esse dispositivo eles podem escolher entre vários lugares para ir (esses lugares são chamados de reinos), e além de poderem sentir e ouvir, podem se encontrar com pessoas, não importando se fisicamente elas estão longe. Um mundo melhor do que o real. Será?

Fora de Quimera a situação é completamente diferente. A população, em uma tentativa de sobreviver, formou vários grupos. Esses grupos possuem suas próprias regras e um líder (chamado de soberano de sangue), e precisam conquistar um território, onde irão construir suas casas e lutar diariamente contra a própria natureza e a dificuldade de se manterem vivos. Existem também pessoas livres que tentam se mantêm sozinhas e além disso tudo pessoas que sofreram mutações genéticas, tendo dessa maneira alguns sentidos aguçados (visão, audição, olfato, etc).

Ária é uma ocupante, cresceu em Quimera e depois de ser banida da cápsula (o que será que aconteceu para ela ser banida? =O) tem que enfrentar o mundo fora dela, mundo esse que ela sempre temeu, que ela acreditava ser impossível de viver, impossível até mesmo de respirar. Fora de Quimera Ária conhece o forasteiro Perry, que novamente salva sua vida (Como assim novamente se ela vivia dentro da cápsula? =O). Perry acha Ária mimada e frágil, enquanto Ária o acha violento e morre de medo dele. Mas apesar de não se suportarem, eles não podem se separar. Um precisa extremamente do outro, será porque? Para responder todas essas perguntas que eu fiz, vocês irão precisar entrar nessa aventura e acreditem, vocês irão ficar sem folego e o final... Ah! O final desse livro é surpreendente ;)
-As nuvens se dissipam? - Perguntou ela.
- Completamente? Não, nunca.
- E quanto ao Éter? Ele some em algum momento?
- Nunca, Tatu. O Éter nunca some.
Ela olhou para cima.
- Um mundo de nuncas Sob o Céu do Nunca. 
Fãs de distopias com certeza irão se apaixonar por esse livro. Fiquei completamente encantada, depois de ter lido apenas poucas páginas e meio que virei fã da Veronica Rossi assim que terminei o livro. O mundo criado pela autora é um verdadeiro choque de realidade, além de ser extremamente inteligente. A alienação vivida pela população das cápsulas, é algo que realmente é normal para o ser humano, afinal não estamos nós cada vez mais alienados? A questão da situação do planeta também me fez refletir bastante e quando falou das mutações genéticas também. Seria uma especie de evolução, alguns seres humanos desenvolveram melhor os sentidos, o que os ajudam a sobreviver, afinal não é isso que a teoria de Darwin diz? Que os seres vivos se adaptam ao ambiente para se manterem vivos? Achei incrível ^~ .
- Obrigada. - Ela não parecia muito grata e desejou parecer. Sabia que precisava da ajuda del. Mas não queria precisar de nada. 
Falando em evolução a  da Ária me deixou completamente admirada. A relação entre os personagens é realmente cativante e com certeza eles irão conquistar vocês. A ação, o romance e o suspense do livro são super bem dosados, eu definitivamente não consegui largar, fiquei sem folego várias vezes e não parava de pensar, o que será que vai acontecer?

A Editora Prumo não deixou a desejar na qualidade. A capa é linda metálica, com todas as letras prateadas até mesmo na orelha. O livro é narrado em terceira pessoa, sob ponto de vista da Ária e do Perry. A leitura é leve e rápida.

Não sei quando o segundo livro da série será lançado aqui no Brasil, mas li em alguns lugares que o livro será lançado ainda esse ano. Estou super ansiosa, porque o final foi daqueles. Os direitos de adaptação cinematográfica foram vendidos para a Warner Bros. Super recomendo a leitura e assim que tiver novidades sobre o segundo livro posto aqui ou aviso na fan page no facebook ;)

Ela absorveu o terror e a beleza dele e de seu mundo. De todos os momentos vividos nos últimos dias. Tudo isso a preenchendo, como se fosse o primeiro sopro ar a encher seus pulmões. E el jamais amara tanto a vida.


23 comentários:

  1. Parece ser um livro muito bom!
    Adorei a capa dele :3

    xoxo
    http://www.florescerefotografar.com/

    ResponderExcluir
  2. O marcador dele é lindo mesmo ♥ a capa também kkk e o livro parece ser ótimo em, adorei a resenha dele, ainda não tinha ouvido falar não.
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Me interessei pelo livro e que marcador fofo heim!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha! Adorei o livro e me interessei em ler!

    Abraços, Gustavo
    http://blogjovensleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que engraçado, se apaixonar por um marcador. Geralmente é pela capa, né?! Adorei!! hehe Ótima resenha, não sabia que se tratava de uma distopia e fiquei super interessada na história. Beijão, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deve ser ótimo !! Adorei ;)

    http://alittlemorethangloss.blogspot.com.br/

    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Deve ser bem bacana esse livro.
    Muito obrigada pelo seu comentário no blog. Seja sempre bem-vinda.
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  8. Já aconteceu comigo de comprar um livro por causa do marcador, foi com o livro As MAIS. Sou fã de distopia e quero ler. Assim que diminuir a minha lista de livros não lidos na estante.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Acredita que eu não tenho uma experiência muito boa com distopias? A trama parece ser bem legal, mas acho que não devo ler por enquanto, gostei bastante da resenha pq deixa a gente com um expectativa do que vai acontecer.

    bjo
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Estou TÃO ansiosa para ler esse livro! Todos dizem que é maravilhoso e eu sou apaixonada por qualquer tipo de distopia que as pessoas me apresentam. Nunca me arrependi. <3
    E eu já fui várias vezes conquistada pelo marcador! :P

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro.... pela sua resenha parece ser legal e eu adorei a sinopse também... eu quero urgente!!!!

    Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. O livro me pareceu ótimo pelo o que disse. E estou querendo demais lê-lo agora haha. Ah, e a capa é linda também <3

    http://papodajess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nenhuma distopia, às vezes não me chama muita atenção. Mas com essa foi diferente, já me encantei pela capa e pelos marcadores. Sem falar na história, que parece imperdível!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Já tinha ouvido falar deste livro anteriormente, mas não tinha me interessado muito. Depois dessa resenha, porém, estou considerando colocá-lo em minha lista de leitura. A premissa parece interessante, e, além de abordar o mundo distópico, parece falar também um pouco das reações e aprendizados dos personagens.

    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, já sou suspeita para falar...
      Virei fã rs
      Super recomendo...
      haha

      Excluir
  15. Parece ser muito bom, gostei da dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, tudo bem?
    Vou te contar uma novidade, está rolando um sorteio lá no MMSParadise =D
    Você não pode ficar de fora.
    Beijocas,
    Michelly

    Http://mmsparadise.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Paula!

    A capa desse livro é a coisa mais linda... e acho o nome muito sugestivo também. Geralmente não me agradam muito as distopias... acho algumas coisas estranhas e tal.. mas sempre podemos dar uma chance, não?! rs Fiquei curiosa. Só não me animei muito com essa coisa de cápsula... rs Fiquei curiosa com a evolução... rsrsrs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha eu fico meio com pé atrás também
      por conta dessas coisas ' estranhas '
      mas nesse livro tudo faz muito sentido :3
      vale a pena ^~

      Excluir
  18. Oie!
    Gosto de livros distópicos, apesar de lido poucos. Me deu vontade de ler este.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia, mas parece muito bom.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  20. Eu não conhecia esse livro, gosto de ler distopias, vou procurar para comprar.

    Beijos
    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Paula,
    Ótima resenha, super detalhista!
    Sinto te informar, mas o livro só lança ano que vem. O AB tem parceria com a Prumo e assim que acabei o livro fui correndo pedir a eles quando lançava o próximo.
    Vou ficar que nem você, agoniando até a continuação da trilogia.

    E faço de todas as suas palavras as minhas, o livro é simplesmente incrível!

    Beijos
    Letícia Molon
    Animus Book

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home