Resenha: Laços de Sangue (Richelle Mead)

Editora: Seguinte
Ano: 2013
Categoria: Jovem Adulto / Ficção&Fantasia
Páginas: 432
Avaliação: 
Compre: Submarino & Saraiva
Sinopse: Com sua lealdade colocada em questão, Sydney se sente obrigada a voluntariar-se para uma tarefa nada agradável: ajudar a esconder Jill Dragomir, uma princesa vampira que está sendo perseguida por rebeldes que querem o poder. Assim, pelo bem dos humanos, Sydney aceita se disfarçar de estudante e passa a conviver diariamente com Jill e seu guardião Eddie. Mas entre uma conversa e outra, ela começa a ter a sensação de que talvez esses seres estranhos não sejam tão maus assim, principalmente Adrian, um vampiro muito próximo de Jill que desperta os sentimentos mais contraditórios e proibidos em Sydney. Caberá a ela resolver todos esses mistérios e garantir a paz entre os humanos antes que seja tarde demais.
Talvez eu seja a pessoa mais suspeita a falar sobre esse livro, afinal, Richelle Mead me conquistou desde muito cedo através da aclamada saga Academia de Vampiros. Então, obviamente, o spin-off dessa maravilhosa e criativa saga conquistou não só meu coração, como meu favoritismo acima de VA. É claro, você não precisa ler a saga anterior para apreciar Bloodlines, porém eu super recomendo também, até pra entender alguns fatos que levaram aos acontecimentos iniciais de Laços de Sangue.

Nesse mundo existem três espécies de vampiros, os Morois que são os “vampiros vivos” e que não ameaçam os humanos. Os Strigois que são os “vampiros mortos” e malvados, que matam sem qualquer consciência de culpa e compaixão. E os Dampiros, que são apenas meio vampiros e protegem os Morois dos Strigois por precisarem deles para se reproduzirem. De ínicio pode até parecer estranho, mas conforme a história vai se desenrolando e você passa a entender melhor as espécies, acabam por se tornar os vampiros mais originais e criativos que vocês já viram.

— Estamos com um problema  ouvi Stanton dizer. Finalmente, eu teria algumas respostas.  Com os Moroi. Soltei um pequeno suspiro de alívio. Melhor eles do que os Strigoi. Qualquer “problema” que os alquimistas enfrentavam sempre envolvia uma das raças de vampiro, e eu sempre preferia os vivos, que não matam. Às vezes, eles quase pareciam humanos (mas eu nunca diria isso a ninguém presente ali), e viviam e morriam como nós. Os Strigoi, no entanto, eram aberrações da natureza. Vampiros assassinos, que nunca morrem, criados ou quando um Strigoi forçava uma vítima a beber seu sangue ou quando um Moroi tirava a vida de outro de propósito, ao beber seu sangue. Problemas com os Strigoi costumavam terminar com alguém morto.
Mas o foco de Laços de Sangue vai muito além dos vampiros, nesse livro entendemos melhor sobre os Alquimistas, que são humanos que sabem da existência dos vampiros e fazem o “trabalho sujo”. Ou seja, são eles que somem com qualquer evidência sobrenatural. O principal objetivo de um Alquimista é manter os humanos a salvo e esses dois mundos devidamente separados.

A História começa logo após o final de “O Último Sacrifício” (o último livro de Academia de Vampiros) e dessa vez temos o ponto de vista da Sydney, que é uma alquimista e enxerga tudo com uma opinião bem diferente da queridíssima Rose Hathaway. Após ajudar Rose a fugir da prisão e a provar sua inocência, Sydney passa a perder a confiança dos alquimistas, tendo em vista que para os alquimistas nem mesmo os morois ou dampiros são livres dos preconceitos de serem coisas antinaturais. Mesmo que a contragosto alquimistas, morois e dampiros se “apoiem” quando o assunto são os strigois, simpatizar com esses seres já é demais não é? Afinal eles bebem sangue! Então para provar que sua lealdade sempre está e sempre esteve com os seus, Sydney é obrigada a ajudar a esconder a princesa moroi Jill Dragomir, dos inimigos que ameaçam quebrar a paz dos morois, forçando os alquimistas a tomarem atitude para que isso não afete os humanos. E quem poderia imaginar que uma princesa moroi viria a se esconder em um local totalmente humano, inesperado e principalmente quente?

“– Palm Springs? –  repeti. Não era isso que eu estava esperando. Quando eu pensava me Palm Springs, enxergava astros de cinema e campos de golfe. Não eram exatamente férias em Roma, mas também não era o Ártico.”

Mas obviamente Jill não vem sozinha, Eddie Castille, seu guardião dampiro e o charmoso moroi Adrian Ivashkov, também estão juntos nessa e a missão da Sydney é fazê-los passar despercebidos e sem demonstrar qualquer tipo de afeição por eles. Até que justo quando todos acham que estão seguros, estranhos assassinatos passam a acontecer, levando a crer que a segurança de Jill está comprometida. Além disso, no internato em que Sydney finge ser apenas uma estudante normal, começa a aparecer evidências de que as substâncias que os alquimistas usam como proteção possam estar envolvidas de forma ilegais entre os humanos.

Quero destacar que apesar da maioria dos fãs de VA preferirem a Rose ao invés da Sydney, eu sou muito mais team Sydney e adorei a escolha da Richelle de colocá-la como principal no spin off. Richelle Mead é bastante conhecida por suas heroínas fortes e diferentes das que costumamos ler por aí, e ela não me decepcionou em nenhum momento em relação a Sydney. Diferente da Rose que é impulsiva, destemida e brutal, Sydney usa e abusa da lógica e da razão. Adoro o jeito nerd dela e como mesmo sendo uma profissional capaz, consegue ser bastante leiga quando o assunto é fazer amigos e socializar com as pessoas. Isso na verdade, a torna bastante engraçada, mesmo que ela nem tenha a presunção de ser. Não posso deixar de admirar a inteligência e a esperteza que a faz tão madura e forte de um jeito totalmente novo e surpreendente. Ao passo que Rose usa sua força física como elemento extra, Sydney usa sua mente.

“– Eu gosto de latim, – eu disse com absoluta seriedade. – É divertido. Eddie balançou a cabeça e disse em voz muito, muito baixa: – Eu não posso acreditar que você acha que nós somos os estranhos.” 

A Richelle consegue me fazer sentir um carinho imenso pela maioria de seus personagens e dessa vez não foi diferente. Depois de tudo que a Jill passou, ser jogada entre humanos por correr risco de vida constantemente entre sua própria espécie e tentar lidar com essa situação da melhor forma possível, mesmo sendo apenas uma garota de 15 anos, foi realmente tenso. Eddie é um fofo e assim como Sydney tem que provar que é digno de seu trabalho após ajudar a Rose em sua fuga. Agora, não posso deixar de falar sobre meu personagem favorito de todos os tempos não é mesmo? Adrian Ivashkov  suspiros  teve seu coração partido recentemente, toda sua família despedaçada e está estranhamente ligado a Jill. Desde VA que Adrian é o meu personagem favorito, e só por ele já vale ler esse livro maravilhoso. Além de ser engraçado e muito cativante, Adrian tem um charme irresistível. Mesmo nos piores momentos, ele consegue encontrar uma piada para te fazer sorrir. SEMPRE FUI E SEMPRE SEREI TEAM ADRIAN HAHAHAHA <3 


“– Isso não é sobre seu entretenimento pessoal. – Não é verdade –, ele disse, seus olhos verdes brilhando. – Tudo é sobre meu entretenimento pessoal. O mundo é meu palco. Lembre-se disso, você está se tornando uma estrela no show.” 

Desculpem, quando o assunto se trata de Adrian Ivashkov meu lado fangirling fica no modo mais ativo possível. Talvez seja por esse motivo que o romance nesse livro é uma das coisas que mais amei em toda a história. Sydney e Adrian tem uma química quase palpável, porém a tia Richelle soube desenvolver muito bem isso e denovo de uma forma totalmente nova e diferenciada. Ao contrário da maioria dos livros, esse casal começa da maneira mais correta possível, como amigos e parceiros de crime. Quero dizer, se você espera um romance meloso ou um “Eu te amo”, é melhor sair dessa, não rola nem um beijo! Isso porque o Adrian ainda está se recuperando de um relacionamento anterior e porque a Sydney ainda está enfrentando seu preconceito contra os vampiros. E é exatamente por isso que torna o relacionamento deles tão bem construído e natural. Podemos sentir com o passar do tempo a evolução dos dois personagens e apesar de não ocorrer nada realmente romântico em Laços de Sangue, só a amizade dos dois já é mais do que o suficiente para acrescentar de forma positiva em ambas as personalidades.

“– Que eu até sou legal... para um vampiro – ele explicou. Eu sacudi a cabeça, sem parar de sorrir. – Vai ser difícil fazer com que um alquimista confesse isso. Mas posso dizer que você até que é legal para um baladeiro irreverente com momentos ocasionais de brilhantismo.”

Enfim, além de nos trazer esses personagens que já conhecemos e nos encantamos desde VA, Richelle também acrescenta muitos personagens novos e cativantes. Também conhecemos um pouco da família da Sydney e só por isso já conseguimos entender melhor o motivo de tanta pressão em cima da garota. Apesar da maioria das resenhas afirmarem que os mistérios que a Richelle apresentou são totalmente previsíveis, ainda assim você não perde o gostinho na hora em que são revelados.

A Escrita da Richelle é simples e por isso em nenhum momento se torna cansativa ou maçante. Aliás, não só nesse livro, mas como em todos os livros da Mead, sua narrativa é viciante e sempre rola aquele toque de humor negro que deixa a leitura muito mais confortável.

Gostaria também de elogiar a Editora Seguinte pelo desempenho em trazer o spin-off para o Brasil, mesmo depois de todos os problemas com as outras editoras que ficaram responsáveis por VA, a Seguinte não decepcionou os fãs e conseguiu fazer a capa nacional superar a original (veja aqui). Também devo acrescentar que o segundo livro da saga, intitulado como “O Lírio Dourado” (The Golden Lily, no original), será lançado ainda esse ano e fico muito satisfeita com o respeito e o carinho que finalmente os fãs e a própria Richelle Mead está recebendo de uma editora Brasileira. Então, se você aí que é viciado em vampiros ainda não leu Laços de Sangue, você está perdendo tempo, CORRA!

Abaixo vocês podem conferir o book trailer do livro nos Estados Unidos:



Obs: VA (Sigla de Vampire Academy, aka Academia de Vampiros).

27 comentários:

  1. Eu AMO Vampire Academy e estou cada vez amando mais o spin-off! Já li Laços de Sangue há tempo, mas eu adorei! Já li os outros dois também e aguardo ansiosamente pelo quarto livro! Mas eu queria mesmo é mais Vampire Academy, pra ter mais Romitri! rsrs
    Beijos

    Karen Costa
    http://viajandonaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já li todos os livros do spin off já lançados até hoje, não aguento esperar hahaha e pra minha mais completa paixão the fiery heart será lançado no dia do meu aniversário, é muito amor pela tia Richelle, mais ainda por Sydrian.. eu adoro Romitri, porém acho que 6 livros já foram o suficientes, agora só PRECISO de Sydrian urgentemente <3

      Excluir
  2. Eu ainda não li VA. Ok, ok, pode me bater porque é merecido. Mas estou ansiosa para o meu "Laços de Sangue" chegar, pois já tenho certeza que vou amar! <3 Adorei a resenha, só podia ter deixado sem os spoilers de VA.

    Gih Alves || atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com.br
    {ah, eu tô seguindo. Se puder retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gih, tudo bem?
      Primeiramente obrigada pelos elogios ;)
      Agora a questão do spoiler, bem vou ser sincera com você. Se você não quiser spoiler de VA NÃO.LEIA.BLOODLINES.
      Bloodlines, acontece imediatamente depois do fim de VA. As situações que ocorreram em VA é que fazem com que o Adrian esteja cheio de problemas, que faz com que a Sydney esteja com os problemas com os alquimistas. Você pedir para fazer um post sobre Laços de Sangue sem spoiler, é a mesma coisa que pedir para fazer um post de um livro de uma determinada série sem contar nada do livro anterior.
      Sinto muito se algum spoiler te incomodou. Mas se você pretende ainda ler VA, honestamente leia antes de começar Laços de Sangue ;)
      Beiijos.

      Excluir
  3. Nossa, ainda não li nada relacionado a série!! Me sinto quase um ET, rsrsrs. Mas espero logo estar corrigindo isso, hehe.
    Parabéns, a resenha ficou ótima!

    Abraços!!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Conhecia a titia Richelle RSRSrs forma que eu a chamo.. Com toda a série Academia dos Vampiros que adoro!!! E claro quero muito ler esse livro!!!s2
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. nunca li nada dessa autora, eu sou super curiosa para ler academia de vampiros, todo mundo fala bem , tenho certeza que iria me apaixonar pela série haha

    beeeijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Você apenas merece meus elogios, né, amiga?! Mais uma vez você me surpreendeu com seu lindo dom de escrita. Confesso que me deu vontade de ler, mas quero me contentar apenas com TVD. Já estou satisfeita com meus vampiros, obrigada. HHUAHUAHUHAUHA Copiando: "O mundo é seu palco, você está se tornando uma estrela no show." sincera*

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Paula,

    Leio muitas resenhas positivas desse livro e estou bem curioso em relaçao a ele...parabéns pela sua resenha...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um livro bastante interessante
    Amei a resenha e o quotes ficaram muito bom

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Acho que provavelmente sou uma das poucas pessoas que ainda não leu VA. Morro de vontade, na última promoção do Submarino quase comprei, só que acabou que eu desisti (por um motivo maior: não tive dinheiro para pagar o boleto hahahha).
    Mas Bloddlines ainda está na minha lista de futuras leituras. QUANDO eu vou ler é uma situação totalmente diferente, mas eu VOU ler, é fato.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah! Leia mesmo!
      Com certeza você não irá se arrepender!
      VA e Bloodlines são fodas dmss

      Excluir
  10. Não tive a oportunidade de ler este livro ainda, mas fiquei ainda mais curiosa com a sua resenha. Adorei!!!

    Beijos, Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Sua resenha ficou ótima ^^
    Sério,foi longa mas que me prendeu.
    Gostei da sinopse e a capa,com sua resenha completou meu desejo por ler o livro.
    O book trailer também ajudou muito.
    Parabéns pela resenha.
    bjus
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Dei uma lida na resenha por cima, ainda não terminei VA e minha amiga disse que tem uns spoilers nesse livro da série.
    Enfim, assim que terminar VA eu vou correndo comprar esse livro com certeza, porque também gosto muito da Richelle <3

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente tem spoiler de VA
      porque acontece logo após o final de Va então...
      HAUHAA

      Excluir
  13. Tenho ouvido falar super bem desse livro, mas ainda não me vi muito interessada em ler. Gostei bastante da sua resenha.
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Sou um completo ET no que diz respeito a série, embora eu seja muito curioso. Amei o blog, amei a resenha, amei tudo.
    Seguindo já, ok?!
    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Você realmente é fã da Mead! Ficou bastante claro para mim. (':
    Pretendo ler esse spin-off. Li esses dias o primeiro livro da série VA e gostei. Não achei nada surpreendente ou grandioso, mas foi uma boa leitura e eu pretendo ler os próximos livros.
    Gostei de saber sua opinião. Realmente a leitura te envolveu.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela resenha!
    Ainda não li nada da série, mas vejo muito a propaganda deste livro no Skoob, mas nunca parei para pesquisar. Agora fiquei com vontade de ler! =D

    Abraços, Gustavo
    http://blogjovensleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa adorei a resenha!
    fiquei muito curiosa, quero esse livro pra ontem kkk
    beijos :*
    http://exageroderimel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Parabééns pela resenha floor'# Fikeei louca pra saber tudoo sobre o Livro'# :)

    http://amor-teen.blogspot.com

    https://www.facebook.com/pages/Amor-Teen/414454482003122

    ResponderExcluir
  19. Dizem que essa autora é muito boa, né? Eu adorei a resenha! Gosto muito de livros assim! Vou ler quando puder!

    Um beijo
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  20. Já vi algumas resenhas positivas desse livro, fiquei interessada agora rsrs

    Beijos:*

    www.bloghelenacampos.com

    ResponderExcluir
  21. Minha experiência com Richelle não foi das melhores , mas sei que ela tem A Filha da tempestade e a serie Sucubo que pretendo ler , mas este sinceramente não esta nos meus planos.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nenhum livro da autora, mas já ouvi bastante sobre ela, principalmente sobre a série Academia de Vampiros, pela a sua resenha deve ser mesmo ótimo em esse livro, mas estou cheio de vampiros e como não li Academia de vampiros não teria como ler esse, mas quem sabe eu não mude de ideia. hehe

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Pocha viiida, quero tanto ler esse livro.. Eu estou no meio da Sério Academia de vampiros, e estou amando pela forma em que Richelle escreve, ela faz prender as pessoas *-*'

    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home