Resenha: A Esperança (Suzanne Collins)

(Aconselho a ler a Resenha somente as pessoas que leram Jogos Vorazes e Em chamas ou quem não se importa com spoilers)
Editora: Rocco
Ano: 2011
Categoria: Literatura estrangeira
Páginas: 421
Avaliação :  
Compre: Buscapé - Escolha o lugar onde prefere comprar ^^
Sinopse: Depois de sobreviver  duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer tudo para se livrar da opressão. E agora contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.  O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim deste thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança. 

Todos que leram Em Chamas sabem que aquele final foi realmente impactante, depois de um livro repetitivo, voltado novamente para os Jogos Vorazes (claro que não é idêntico, mas eu não esperava tanta semelhança, fiquei bastante decepcionada... PRINCIPALMENTE, quando mencionaram o distrito 13 e as armas nucleares , achei que tudo tomaria um rumo completamente diferente naquele momento, mas então veio o balde de água congelada e novamente o foco eram os Jogos), só no final dele senti que realmente valeu a pena ter lido... e foi esse final também que me deixou extremamente curiosa e morrendo de vontade de ler A Esperança.

Após ter sido resgatada da arena do Massacre Quartenário, descoberto que desde o inicio a intenção era mantê-la a salvo e recebido a informação sobre o fim do distrito 12, Katniss se vê novamente em uma situação em que não sabe em quem confiar, mas precisa fazer uma escolha... uma escolha que irá manter todas pessoas com quem se importa vivas. Katniss ter que manter todos vivos chega até ser clichê, porque é realmente isso que ela se preocupa em fazer desde o primeiro livro. A questão é que agora a situação mudou completamente, agora ela está no distrito 13, agora é a revolução... Agora Katniss precisa ser o Tordo... precisa se unir a causa, precisa ajudar os Distritos a se libertarem da Capital. A questão é ela deve confiar nessas pessoas? Será que as coisas irão melhorar? Será que irá conseguir manter as pessoas que ela ama vivas? Será que ela irá se tornar o Tordo? Essas informações vocês só irão obter lendo :p
Mesmo assim eu os odeio. Mas, é claro agora odeio quase todo mundo. 
Li Jogos Vorazes e Em chamas aos empurrões, inclusive Thalita me perguntou porque eu tentava gostar tanto dessa trilogia, já que claramente ler esses dois primeiros não me deu prazer algum. Muito pelo contrário... me causou irritação, principalmente Em chamas, porque foi o livro em que a Katniss começou a se tornar uma personagem fraca, além de ficar se torturando com a questão de não saber se ama o Gale ou se ama o Peeta e que tipo de amor sente. Com isso eu realmente estava praticamente decidida a não ler A esperança, ou jogá-lo para o final da minha lista ( isso praticamente significa não ler nunca). Mas então veio o final de Em chamas, o final em que ocorreu o que eu estava esperando desde o começo do livro, o início claro da revolução, ação, pessoas realmente importantes indo contra a capital... revolução essa que seria o tema principal de A esperança.

Nem preciso falar que minhas expectativas para A esperança foram imensas né?  E posso garantir, elas foram completamente atendidas. O livro é repleto de ação, o romance contido nele foi totalmente agradável. Gale me conquistou profundamente, Katniss me irritou menos... e até o Peeta ficou mais agradável! No final das contas as coisas ruins que aconteceram com ele fizeram até bem ( Crueldade da minha parte dizer isso, mas é a mais pura verdade... mas espera. O que aconteceu com o Peeta? :O Sim vocês terão que ler :P). Apesar da Katniss ter me irritado menos, devo deixar claro que os créditos por eu ter gostado do livros não são dela. São pela história, pela revolução em si e bem pelo Gale, que foi realmente o personagem forte e o quem me deixou admirada :3
Pense na coisa como se fosse um covil de cães selvagens - continua Gale - Você não vai entrar lá lutando contra eles. Então você tem duas chances. Prender os cães no local ou obrigá-los a sair de lá. 
Sobre a diagramação e a escrita nem preciso dizer que são ótimas, assim como os outros livros que vocês já leram ( e eu espero mesmo que já tenham lido, nada de pegar spoiler galeris). Realmente recomendo a leitura, sim logo eu que passei boa parte do tempo não gostando de Jogos Vorazes, porque se você não gostou dos primeiros sua chance de gostar é agora ( assim como foi a minha ) e se vocês já leram, agora vão gostar ainda mais, ou pelo menos deveriam... porque A esperança é ótimo ! ;D

16 comentários:

  1. Acredita que até hoje não li nenhum livro da Suzanne?
    Vejo muitas críticas boas e tenho vontade de ler, espero ler em breve!

    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vai dizer, o melhor dos tres livros, nao? Enfim a maldita guerra acontece! Haha! Eu falei que valia a penaa! E lembra que eu falei? A Kat estava realmente muito fraca no segundo livro, mas achei que fez sentido ela passar por aquilo para enfim aceitar ser o Tordo da guerra! Além de todas as mudanças pelas quais ela passou, e todas as situações que teve que enfrentar, fizeram todo o sentido com a escolha que ela fez no seu par romantico final! Eu gosto como Suzane deixa claro que, em outras circunstancias, a escolha dela seria diferente!
    Mas concordo com você, o livro não é bom pela Kat, mas sim pelos personagens, pela guerra, pelas perdas e vitorias...
    Adorei a resenha! =D

    http://falaurupes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem eu não acho que ela tenha feito uma escolha realmente no final, quem escolheu mesmo ali foi o Gale... ele que decidiu não voltar. O Peeta.. bem o Peeta já estava por ali né?
      hahahaha

      Agora honestamente, realmente valeu a pena não desistir! O livro foi MUUUUUUUITO bom, valeu a pena sofrer lendo os outros 2 huahuahu
      obrigada!

      Excluir
  3. Eu acho que sou a única pessoa no mundo que nunca leu nada da Suzanne. Sério nunca li Jogos Vorazes, preciso urgentemente comprar o box na submarino.
    Todo mundo que leu fala super bem, preciso lê-los o mais rápido possível.
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog.

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser muito bom. ;3
    As suas resenhas são muito boas,queria saber como você coloca esses tracinhos em volta da sinopse.

    Bjs
    Hayanne Deise Lins
    *Profissão Adolescente*
    Agora com postagens todos os dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hayanne tudo bem?
      Primeiramente obrigada pelo elogio.


      E sobre os tracinhos, é só você ir no html do seu blog e procurar o blockquote no css e adicionar a ele o seguinte "border: 1px dashed #888181;"
      Daí vai aparecer os tracinhos ^~

      Obrigada pela visitinha, bjss

      Excluir
  5. Oi primeiro que agradece sua visita lá no blog, estou seguindo o seu também adorei aqui e sempre que possível vou visita-lo ^^
    Acredita que ainda não li essa serie, mas calma não foi por falta de vontade viue sim de tempo, estou com muitas leituras na frente, mas acredito que desse ano não passe :)
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice


    ResponderExcluir
  6. Eu sou doida para ler essa trilogia, mas infelizmente não tive a oportunidade até o momento. Por conta disso li sua resenha somente nas entrelinhas... quero me aguardar o máximo possível para esse enredo.
    Fico feliz que o desfecho tenha atendido as suas expectativas... espero um dia entender e sentir o porquê dessa série ser tão excepcional. :)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ah.. Estou super DOIDA (vou usar o termo da Francielle) para ler esta trilogia. Confesso que no começo não me interessei, mas li muitas opiniões positivas a respeito, o que me instigou muito :)

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. IUHUL! Feliz feliz que finalmente você gostou de um livro de Jogos Vorazes, hehe. Mesmo sendo A Esperança o que menos gostei. Sei lá, eu esperava algo diferente, que nem sei o que realmente era KKKK Mas também algo que contribuiu pra minha decepção foi o Peeta. Ele sempre foi meu favorito (até porque eu apenas suportei a Katniss nos outros livros, nesse eu achei ela muito chata, e sem ele pra me dar ânimo, achei ainda mais). Enfim, decepcionei KKKKK
    Mas como te disse uma vez, ao ler a última palavra do livro eu pensei: Pelo menos ela fica com o Peeta, hahaha. Não nas circunstancias que eu queria/imaginava, mas ficou! KKKK.

    obsessivejerk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, ainda não li nenhum livro da saga, mas é o meu sonho, amei o filme e já sinto o mesmo pelos livros! Não resisti, mesmo sem ter lido os primeiros livros, tive que acompanhar a resenha até o final. E, na verdade, só fiquei ainda mais faminto pela degustação dessa série!!
    Parabéns, excelente resenha!!

    Abraços!!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Até agora eu só assisti ao filme, mas quero muito comprar o box dos livros e devorar, pois eu sei que é muito bom.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu espera mais de Esperança... Por ser o capítulo final e tudo. Na minha opinião, os dois primeiros são muito superiores!
    Beijos,

    http://diariosdeumafangirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu gostei dos 3 livros! Devorei todos... Sou muito fã dessa trilogia! Até comentei sobre ela no blog:

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. "Em Chamas" foi o livro que mais gostei da trilogia. Quando comecei a ler, foi mais por buscar uma distração e saciar minha curiosidade (sim, eu queria saber por que estavam fazendo tanto alarde sobre isso na internet e por que uma de minhas amigas tinha me arrastado até o cinema para assistir "Jogos Vorazes"), e achava que nos 3 livros Katniss ia para os Jogos Vorazes e vencia. Assim, "Em Chamas" me surpreendeu. Em "A Esperança", achei que Katniss estava chata, e o triângulo amoroso também me irritou um pouco.

    Parabéns pela resenha =)
    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto de Jogos Vorazes tanto dos livro quanto dos filmes, mais não acho que seja GRANDE COISA NÃO, achei a Esperança muito broxante, senti falta de um final épico.
    beijos
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home