Resenha: Divergente (Veronica Roth)

Editora: Rocco
Ano: 2012
Categoria: Literatura Estrangeira / Distopia
Páginas: 504
Avaliação: 
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.


Divergente conquistou muitas pessoas ao redor do mundo por nos trazer uma história em que destaca tão bem o comportamento humano. Na minha mais humilde opinião, divergente é uma das melhores distopias já lançadas até hoje. A história se passa em uma Chicago futurista e a sociedade se divide em cinco facções. Cada uma dessas facções defende uma “personalidade”, na qual acreditavam que faltavam nos humanos para que pudessem viver pacificamente. A Abnegação culpa o egoísmo e a vaidade, já os que acreditavam que a agressividade era um problema, formaram a Amizade. A Franqueza defende que o ser humano precisa ser sincero em qualquer ocasião, sem hesitar. Erudição acredita que o conhecimento é a chave para tudo. E por último e não menos importante, os que acreditam que a covardia era a origem de todo o caos, se juntaram para formar a Audácia. Juntas, essas facções contribuíram para formar um governo que dificilmente poderia ser questionado.

“— Trabalhando juntas, as cinco facções têm vivido em paz há anos, cada uma contribuindo com um diferente setor da sociedade. A Abnegação supriu nossa demanda por líderes altruístas no governo; a Franqueza providenciou líderes confiáveis e seguros no setor judiciário; a Erudição nos ofereceu professores e pesquisadores inteligentes; a Amizade no deu conselheiros e zeladores compreensivos; e a Audácia se encarrega de nossa proteção contra ameaças tanto internas quanto externas.”
A história começa com o conflito da personagem principal Beatrice ou Tris, que acaba de completar 16 anos e agora ela deve passar por um teste de aptidão para saber em qual das facções se encaixa melhor. Porém o resultado do teste é inesperado. Beatrice apresenta inclinações para mais de uma facção. O que significa que é uma divergente e ser uma divergente pode ser mais perigoso do que se imagina nesse mundo distópico. Então, além de ter que escolher uma facção, ela precisa manter esse segredo a salvo a qualquer custo, pois um erro pode custar a sua vida. O problema é que Tris cresceu na Abnegação e se escolher qualquer outra, terá que abrir mão de sua família, afinal o lema da sociedade é “facção antes do sangue”. Quando finalmente chega a hora de Beatrice fazer a sua escolha, é aí que ela surpreende a todos nós. 
“Qualquer erro, por menor que seja, ou qualquer segundo de hesitação, e minha vida já era.”
Quando eu li divergente foi uma surpresa maravilhosa, afinal, não sabia absolutamente nada sobre a história. Entrei com a cara e a coragem e não me decepcionei em nenhum momento, ao contrário, se tornou uma das minhas sagas favoritas. O Sistema que a Veronica criou faz tanto sentido que me fez rever as minhas próprias atitudes e conceitos. A narrativa se passa no presente e em primeira pessoa, no ponto de vista, é claro, da Tris. Isso até me fez hesitar um pouco antes de começar a leitura, porque narrativas no presente não são minhas favoritas, mas a história te envolve desde o primeiro momento e a escrita da Roth é muito ágil e fluida. Cada página do livro tem uma dose equilibrada de ação que me fez perder o fôlego e não soltá-lo até que tivesse finalizado a leitura. 

“A razão humana é capaz de justificar qualquer mal, é por isso que não devemos depender dela.” 

Devo ressaltar que a personalidade da Tris fez com que ela se tornasse uma das minhas personagens favoritas também. Ela é muito intensa e sempre escolhe o caminho mais difícil, tornando tudo mais emocionante. Confesso que às vezes precisei parar pra respirar um pouco antes de dar continuidade. Apesar de suas dúvidas, Tris sabe o que é e o que quer. Acima de tudo aceita suas escolhas e suas imperfeições com uma coragem admirável. Sua personalidade forte é o que a torna tão humana e fácil de se identificar. É claro que eu nunca teria coragem de fazer metade das coisas que ela fez, mas hey, ela é baixinha e eu também, isso conta um pouco certo? hahaha

Divergente é um livro que todos deveriam ser obrigados a ler. A autora conseguiu manter um ritmo perfeito, dando espaço a um romance, mas sem exageros e fazendo até mesmo os personagens secundários se sobressaírem. É claro, não  posso deixar de falar sobre o Four que é outro personagem que amei e venero nessa saga. Esqueça todos os outros mocinhos que vocês já leram em outros livros, esse personagem é diferente de tudo que vocês já viram. Four é um personagem muito bem trabalhado em todos os seus níveis emocionais e é uma peça muito importante para o desenvolvimento da Tris. Ele é o único que a incentiva ao seu limite e a impulsiona a ser melhor, porque sabe do que ela é capaz.

“O objetivo não é perder o medo. Isso seria impossível. Aprender a controlar seu medo e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo.”
Mas Tris também faz outras amizades que influenciam muito nas suas escolhas e fazem as consequências serem terrivelmente devastadoras. Ou seja, se você acha que divergente é uma história leve, está muito enganado. Divergente é brutal, chocante e com um final arrebatador. Por isso, se vocês ainda não leram, estão esperando o quê? ;)

30 comentários:

  1. Cara, ta muito bem escrito, a descrição do personagem e do livro, está muito bem bolada, tanto que até me fez me interessar pela saga, não vejo a hora de começar a ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ally!
    Adorei a resenha. Mesmo. Você explicou tudo direitinho (e o melhor: sem spoilers!) e ameeeei os quotes que você escolheu para por no meio.
    Divergente realmente é um livro incrível e me apaixonei por ele no primeiro capítulo, Veronica merece meus parabéns.
    E, ah, boa sorte com o novo blog, ele está lindíssimo *-*

    Bye,
    Iasmin.

    ResponderExcluir
  3. Ah *-* adoro essas distopias! :) Estou ansiosa para ler, mas não encontro nenhuma promoção bacana desse livro no Submarino ou na Saraiva culpa da Rocco, que é uma das editoras com os livros mais caros do país ¬¬' por isso não tenho nenhum livro deles na estante. Aí ele sempre acaba ficando pra depois .. rs
    No começo achei que seria meio Hunger Games (que eu particularmente não curto muito) mas vi que tem mais coisa por aí... Gostei da resenha e em especial dos quotes! =]
    Beijo

    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHHAH Eu também não sou nada fã de Hunger Games Mariana, NÃO MESMO! Inclusive algumas pessoas diziam que era porque eu devia não gostar de distopias...
      Mas isso não é muito verdade,
      sou completamente apaixonada por divergente, virou minha nova paixão!!!
      ~~ paula

      Excluir
  4. oi, quero muito ler esse livro, mas cadê o tempo!!!!

    obrigada pela visita ao meu cantinho, vim conhecer o seu e me deparo com Divergente!!! Já estou seguindo, rs

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha! Está tendo promoção de Divergente e Insurgente Bru você viu???
      Eu tbm estou sem tempo para ler :(


      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Lembro que a pouco tempo você, Paula, postou um status no Facebook “Como conseguir parar de ler Divergente?”. Daí tive curiosidade, procurei e li o sinopse do livro. Achei legal e criei interesse em ler.
    Você escreve muito bem, ADOREI sua resenha! Tudo bem explicado. E como já comentaram sem spoilers, haha. Parabéns! ;-)
    E agora com essa promoção do blog, que espero ganhar, poderem ler mais cedo. u-u Afinal, já tenho alguns livros na minha listinhas, rs.

    Boa sorte com o blog!! :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah Não consegui parar de ler mesmo Airton, tanto que já li Insurgente ( continuação ) também! HAHAHA
      Agora sobre a Resenha... Realmente, Thalita escreve MUITO bem, ficou ótima... e deixou uma curiosidade né? hahahaha
      Leia, como Thalita disse... você vai se surpreender!!


      Obrigada por tudo e boa sorte!!!

      Excluir
  6. Aimeudeus, a cada resenha que leio de Divergente fico mais enlouquecida para ler o livro e me questiono por que ainda não o fiz?! Ok, pode me bater.. kkk Ainda vou dar um jeito nisso!! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim não leu ainda mulheeeer?!!!!
      Leeeia! Você não vai se arrepender! HAUHAUAHUAHAA

      Beiijos Mi!

      Excluir
  7. Sabe que sou sua fã como escritora, amiga, mas em meio a tantos elogios (tanto aqui quanto no facebook), saberá que estou sendo mega sincera (como sempre huahuaha). Você simplesmente, totalmente arrasou na resenha! Muito-boa-mesmo! Me inscrevi na promoção apenas por você ter me pedido, nunca tinha lido nenhuma resenha sobre essa saga (na verdade, nunca nem a sinopse), e agora estou sedenta por esta! Por favor, preciso ganhar a promoção, mas mesmo se não ganhar, comprarei os livros! Amo de paixão livros que nos deixam sem ar <3 Parabéns, amiga! Você arrasou mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amor amiga, muito obrigada, fico tão feliz e boa sorte na promoção, tenho certeza que vai se tornar favorito seu também, assim que você ler u_u <3

      Excluir
  8. Oi Ally,
    Quero tanto ler esse livro (série) que a cada resenha que leio fico mais piradinha para poder ler. E que resenha bem elabora essa em?! Vou comprar (quando tiver grana) e ler assim que der (quando minha pilha diminuir!). O blog de vocês é muito divo!
    Estou seguindo, pode retribuir? Obrigada ;D
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah muito obrigada, participe da nossa promoção, vai que você ganha e aí já economiza o dinheiro hahaha, visito sim, bjão!

      Excluir
  9. Oie
    amei sua resenha, ficou ótima.
    já li esse livro e tbm amei!! falta eu ler o 2o.
    Seu blog é muito lindo, irei te visitar mais vezes
    estou te seguindo

    http://www.lostgirlygirl.com/

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resenha da Thalita realmente ficou ótima! Ela realmente escreve muito bem... minha futura escritora hahaha! Quanto a Insurgente, se eu fosse você leria logo heem! Hahahahahaa É perfeito!!!
      Vou te visitar tbm :~~

      Paula

      Excluir
  10. Adorei sua resenha e ate me instigou a comprar esse livro assim que
    de to indo compra o meu ;) parabéns e sucesso com o blog flor...

    ResponderExcluir
  11. Já vi varias pessoas falarem que esse livro foi a melhor distopia já lançada até o momento. Tenho muita curiosidade em ler, mas ta faltando o dinheiro pra comprar hehehehehe

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeita para falar de Divergente, mas te garanto...
      Você não vai se arrepender! hahahah

      Excluir
  12. Primeira coisa , preciso dizer que estou apaixonada com o nome do blog hahahaha . Segundo achei a resenha muito bem escrita , parabéns !

    Eu eu vi falar muito desse livro , mas ainda não tive oportunidade , espero conseguir em breve!

    Beijos , Anna

    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro mas , vou ler sim com certeza, já fui a eventos e já conheço bem a historia que me agradou muito.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Estou muito ansiosa pra ler esse livro, desde que lançou. :c Quero comprar logo, provavelmente em agosto, mas não vou poder ler como você, sem saber nada da história e me surpreender, porque eu já li várias resenhas. Vi que vocês comentaram lá no meu blog e resolvi dar uma passadinha aqui, amei! Estou seguindo, ok? (:

    Gloria, Leitura e Pipoca.
    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Comprei esse livro a pouco tempo, porém estava na minha fila de espera, mas acho que depois dessa resenha ele vai passar para o primeiro lugar.

    Estou adorando seu blog.

    Parabéns !

    ResponderExcluir
  17. Ai mds do céu umas das minhas sagas preferidas, eu amo a Tris e toda a sua coragem, já li o segundo livro da saga e mal posso esperar pro terceiro.
    beijos
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Gostei tanto do Divergente! Já tenho o Insurgente para ler no Kobo
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  19. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos. Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história....acesse o link e digite a palavra reverso..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html‎

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home