A culpa é do clichê...

Quando estou em uma conversa literária, nada me irrita mais do que alguém chegar e falar que uma temática é batida, que é clichê. Participo de vários grupos voltados para leitura no facebook, e sempre que começam com isso minha vontade é de bater a cabeça na parede. Depois de vários diálogos cheguei a uma conclusão... A culpa disso tudo, é do clichê! Do clichê? Sim... do clichê! As vezes sinto raiva de quem inventou essa palavra (seja a pessoa quem for), porque por ela ser bonitinha as pessoas passaram a usá-la com mais frequência do que deveriam.

Todo dia leio coisas que, honestamente acho absurdas. É gente falando que A culpa é das estrelas tem temática batida e não vale a pena ler, falando que todos livros do Nicholas Sparks são iguais, falando que Divergente é cópia de Jogos Vorazes, que Vampire Academy é Crepúsculo 2... e eu fico me perguntando, qual a necessidade disso? Onde estão os leitores que se importam com o desenvolvimento da história? Com o enredo? Estou aqui procurando.

A história envolve câncer? Não pode é clichê. A história é de vampiros? Também não pode é clichê. É distopia? Não pode... porque só pode existir Jogos Vorazes.
Vocês já pararam para pensar na quantidade de livros que existem? Quantas vezes vocês não se surpreenderam com um livro, do qual não esperavam nada? Por isso pergunto a vocês, vale realmente a pena julgar se um livro será bom ou não por causa do tema que ele aborda? Pelo tema ser " batido " ?
A resposta para essa pergunta é um verdadeiro e grande não.
Me surpreendo a cada vez que pego algum livro relacionado a vampiros e percebo o quanto posso me surpreender, mesmo já tendo lido vários livros sobre o assunto. Com Vampire Academy mesmo a surpresa foi imensa. A culpa é das estrelas? Chorei igual um bebezinho, me emocionei, ri... e Divergente? Procuro semelhança entre Divergente e Jogos Vorazes até hoje e não encontro, além do fato de serem distopia não possuem mais nada em comum.

Quando o assunto é Nicholas Sparks eu realmente acho bastante interessante, porque o autor tem vários fãs em todo mundo, tem vários livros adaptados para o cinema e as pessoas insistem em dizer que todos os livros dele são iguais, que suas histórias são clichê. Mas porque? Porque são romances? Porque tem finais dramáticos? Se for assim todos romances e todos dramas são iguais e não valem a pena serem lidos.

Por isso que eu digo, o que define a qualidade de um livro não é o assunto que ele aborda, e sim o talento e a criatividade do autor (e também o seu gosto, quanto a isso não há o que se fazer).Com isso faço a vocês um convite: Vamos parar de fazer julgamentos antecipados sobre os livros, com base só no que sabemos por alto? Vamos nos deixar ser surpreendidos? Vamos parar de ficar comparando livros só porque possuem mesma temática? Garanto a vocês que se lermos de maneira livre, a leitura será muito mais proveitosa ;)

21 comentários:

  1. Super concordo, Paula!
    A pessoa quer ler o livro já com uma ideia na cabeça, mas por que não se jogar e se surpreender?

    Beijo!
    http://douglasinwonderland.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula! Concordo plenamente com você, acho o fim a picada esse povo que já torce o nariz para o livro sem ao menos saber os rumos que aquela história vai ter. Gente clichês sempre existiram e mais do que isso sempre funcionaram; como você disse tudo vai depender da forma que aquilo será abordado, como o autor irá conduzir a sua história. Eu sou dessas que acha que não existe história ruim, o que tem são histórias mal contadas ou mal interpretadas. Adorei o post, beijos!

    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou como você então haha
      Também não acredito que existam histórias ruins!

      Excluir
  3. CONCORDO PLENAMENTE POIS É O TALENTO DO AUTOR QUE TORNA A LEITURA CATIVANTE A PONTO DE NÃO CONSEGUIRMOS PARAR DE LER ENQUANTO O LIVRO NÃO TERMINA E AO FINAL FICAMOS COM UM GOSTINHO DE "QUERO MAIS".

    Olá!! Vim conhecer seu blog e gostei muito.
    Tenho dois grupos de divulgação de blogs, seria muito bom que seu blog fizesse parte.
    Entre Blogs Grupo de Divulgação & Parceria Entre Blogs

    Convido para conhecer meus blogs:
    Blog Crescimento Cristão

    Crescimento Cristão - Maturidade

    Fan Page Cristãos em Construção

    Fan Page Monte Horebe Santíssimo - Nova História

    Bjuusss

    Cris

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei sua abordagem sobre o tema clichê. Eu também tenho vários amigos que costumam julgar alguns livros só porque alguém comentou que a história era batida, mas por experiência própia eu não caio mas nesses comentários.
    Acho que cada um precisa tirar as própias conclusões.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seus argumentos e seus posicionamentos! Me senti nocauteado, rsrsrs, pois eu vivia repetindo que os livros acima eram clichês. De certa forma concordo com você, mas penso que o grande clichê é o autor se apoderar da popularidade de um tema e fazer uma obra inspirada nele, com os mesmos ingredientes... Mudam as falas e os personagens e o contexto e um milhão de outras coisas, mas a estrutura é a mesma.
    Mas essa é uma discussão sadia e eu admiro realmente a sua forma de pensar. Afinal, como disse alguém que eu não me lembro, todas as histórias já foram contadas...

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é exatamente as mudanças, temas são um tanto limitados, mas a criatividade de cada autor é infinita. Não é bacana julgar de cara sem dar uma oportunidade ^~

      Excluir
  6. Oie!

    Eu concordo com você. Alguns leitores começam a ler já comparando o livro com outros...
    Algo que eu vi foi muita gente que leu Anna e o Beijos francês e depois leu Lola e o garoto da casa ao lado, fizeram mil comparações sendo que cada história é uma história. Eu gostei dos dois.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Paula,

    Concordo plenamente com o texto, não podemos sair assim julgando os livros e comparações para mim não existem, cada livro é um livro...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Verdade flor, concordo plenamente. Cada livro tem sua uma história, e por mais que tratem do mesmo tema (vampiros, câncer, lobisomem..) os autores trazem perspectivas diferentes, temáticas diferente. Também odeio isso !!

    http://alittlemorethangloss.blogspot.com.br/

    Beijão !!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você, e nem se for mesmo clichê tem algum problema, a nossa vida é clichê, não pode ser plagio fora isso, cada um vai se enriquecer com uma história e pronto.
    Não gosto quando nessas discussões as pessoas se acham donas da verdade, só Jesus é a verdade, nós estamos aqui para aprender e crescer. Mesmo que o tema seja o mesmo o autor pode criar uma história totalmente nova.
    Gostei do post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Nossa eu amei seu post.
    Concordo plenamente na questão de que os autores nos conquistam pelo talento e criatividade ^^
    Não gosto nada de comparar,por mais que seja desta forma sempre vai ser diferente em qualquer outra questão!
    bjus
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Falando em clichê, se disserem aquela frase "nunca julgue um livro pela capa" também dirão que ela é clichê. Hoje em dia o que vem a calhar é "nunca julgue um livro pela sua temática". Mesmo que existam outros livros na mesma temática. Temas repetidos terão aos montes. A forma como o escritor o desenvolve, é individual e o que realmente importa.

    Beeeijos! Adorei seu post e seu blog.

    http://marcosdevon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente! Não é porque dois livros possuem o mesmo tema (como o exemplo que citou, de Jogos Vorazes e Divergente) que seus enredos serão parecidos (li ambos e também não vejo nenhuma semelhança). O que importa é que sejam bem escritos, e uma mesma ideia pode ser aproveitada de incontáveis maneiras.

    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Paula, nossa você disse tudo, odeio essas pessoas que ficam comparando livros por conter a mesma temática.
    Adorei seu blog e tbm já estou te seguindo. Posso ver que vamos trocar grandes experiencias literárias.
    bjos

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Concordo totalmente! O melhor de ser leitor é poder conhecer vários lados de uma narrativa, é descobrir que autores têm o seu jeito único de abordar qualquer tema. Como fã do Nicholas, eu devo dizer: nem todos os livros têm um final infeliz, e cada livro dele eu me apaixono mais e descubro o quanto ele consegue ser irreverente, além de me surpreender muito a cada história! Está na hora mesmo de parar com essa bobeira e arriscarmos! Quem nunca acreditou muito em um livro antes de lê-lo e depois que o fez, se apaixonou? As pessoas julgam tanto livros como filmes, séries, etc. por conterem um mesmo tema, mas, por favor, há sempre um algo mais, diferenças e tal. É como um remake e, na maioria dos casos, se tornam ainda mais apaixonantes!

    ResponderExcluir
  16. Concordo muito com você! Inclusive, fiz um post pro blog acerca de uma temática parecida, mas ainda não postei! Eu discuti a necessidade que as pessoas tem de criticar as obras. Parece que leem o livro procurando um defeito e quando não encontram, usam "clichê" como argumento! Vai entender!

    Abraços!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Está muito certa, eu acho que livros com a mesma temática podem ser totalmente diferentes e bons ao seu modo. O que realmente me incomoda e eu chamaria de clichê é um livro sem surpresas nenhuma que nós já sabemos o início, meio e fim. Acho que os livros precisam nos instigar e claro surpreender.
    Ah fiquei curiosa sobre Divergente.

    beijos flor

    livrorosashock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Paula. Adorei o seu texto, hoje em dia nos deparamos muito com isso. Os 'pseudoleitores' dizem o que pode ou não ser lido, falam de algo sem ao menos ter se aprofundado no assunto. O que acontece comigo é justamente o contrário, quero ler coisas novas mas fica chateado por tanto alarde que se faz sobre uma obra e então decido deixar a poeira passar. Como você disse, o que importa mesmo é se deixar envolver pela leitura, se deixar ser surpreendido. Um abraço!

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home